Seminário da suinocultura reforça importância do setor

No RS, cerca de 600 mil pessoas depende da suinocultura, setor que precisa ser tratado como negócio. A biossegurança é uma das alternativas para minimizar os riscos e afastar os perigos da produção

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

O terceiro dia da Expodireto 2010 iniciou com a realização do 6º Seminário de Suinocultura. O auditório central do parque de exposições lotou com a presença de especialistas do segmento e produtores de diversas regiões do Estado e do país. O seminário contou com a presença do vice-presidente da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, e do Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado.

Na primeira palestra, ministrada pelo gerente da Sanphar, Everson Zotti, tratou sobre a sanidade de suínos de terminação, focando resultados. "A sanidade do animal é importante uma vez que a cadeia de produção interfere diretamente no ganho de renda", disse ele, destacando três itens, que aponta como de suma importância para a saúde dos animais. O primeiro deles é a água, depois a ração e por último os cuidados para que os animais sejam mantidos em um ambiente seco. A higiene da instalação é fundamental e quando isso ocorre, as doenças se tornam eminentes. A limpeza diária das instalações faz com que aconteça uma redução na produção de gases, além que o ambiente quando mantido seco reduz a probabilidade de doenças. A qualidade da água também foi muito destacada por Everson, que explica que no mínimo uma vez por ano, deve ser feita uma limpeza completa do sistema de água, sendo esta a base da qualidade dos animais.

Amatéria completa na edição de ON desta quinta-feira (18)

Gostou? Compartilhe