Agroindústrias prospectam mais de R$ 200 mil em negócios

Evento foi realizado pela primeira vez na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque

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A diversidade de produtos ofertados na Rodada de Negócios da Agricultura familiar foi grande, mas o objetivo do grupo de obter bons resultados no evento realizado na Expodireto Cotrijal era de todos os produtores participantes. Durante a tarde de quarta-feira,  bebidas e alimentos produzidos por 19 agroindústrias gaúchas despertaram o interesse de 16 empresas compradoras da região. A comercialização de cachaça, suco de uva, bolachas, pipoca e farinha orgânica, conservas de legumes, rapaduras, amendoins, entre outros produtos, colocou os empresários frente a frente e gerou expectativa de negócios futuros de R$ 220.000,00. O evento em Não-Me-Toque foi iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), e teve como parceiros a  Emater, Fetag, Cotrijal e AGAS.
 
Um dos mais animados com o encontro de negócios era o agricultor Vitório Gasparetto, proprietário da Agroindústria Gasparetto, de Flores da Cunha. O suco de uva Mata Nativa, sem açúcar e conservantes, oferecido pelo empreendedor, chamou a atenção de redes de supermercado. A expectativa de Gasparetto é fechar negócio em breve. “Participar do evento foi excelente. Além de divulgar meu produto, já tenho pedidos confirmados para entregar”, comemora.
 
Na Expodireto Cotrijal, ele está expondo no estande da Agricultura Familiar. No fim dos três primeiros dias da Expodireto, entre degustações e vendas, já haviam saído 180 caixas de suco de uva, uma mistura da Bordô com a Isabel, para deixar a bebida mais suave. Na quarta-feira à noite, o agricultor teve que voltar para casa em busca de outras 100 caixas do produto. “Como participei no ano passado, as pessoas já conhecem a qualidade do suco que ofereço e, por isso, fazem questão de comprar de mim”, afirma.
 
De acordo com o gerente do setorial de Agronegócios do Sebrae/RS, João Paulo Kessler, a avaliação feita pelos participantes foi extremamente positiva. “A exemplo do evento que realizamos na Expointer em 2009, tanto os produtores rurais quanto os empresários compradores saíram satisfeitos com os resultados obtidos por meio da rodada de negócios”, destaca. Para Kessler, a dinâmica de aproximar os pequenos negócios de grandes empresas deve ser realizada cada vez mais. “É uma oportunidade que muitos empreendedores, sozinhos, não teriam condições de ter”, acredita o gerente.
 
Além da Rodada com foco no agronegócio, o Sebrae/RS realizou a Rodada Internacional (nos dias 17 e 18/03) e a Nacional (19/03) com empresas ligadas ao setor metalmecânico.

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