Risco de temporal segue nesta terça-feira

Clima: em Getúlio Vargas, uma escola atingida pelo vento teve de suspender as aulas no dia de ontem

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os ventos e s chuva que atingiram o Estado na madrugada desta segunda-feira (22) causaram poucos transtornos na região. Em Passo Fundo apenas a queda de um galho e o destelhamento de uma casa foi registrado. Já em Getúlio Vargas a comunidade de Rio do Toldo teve problemas em diversas residências. As aulas em uma escola estadual tiveram de ser suspensas devido aos danos.

O prefeito de Getúlio Vargas, Paulo Presotto, visitou a comunidade atingida na manhã de ontem. Segundo ele foram danificados o centro comunitário e a escola estadual, além de aproximadamente 20 casas. “O Corpo de Bombeiros  e a Defesa Civil foram acionados”, diz. Apesar dos danos, nenhum caso de pessoa ferida foi registrado.

Estado
Segundo dados da Defesa Civil, cerca de 500 mil pessoas foram prejudicadas pelos temporais que atingiram o Estado na madrugada desta segunda-feira.  14 cidades enfrentam problemas, como destelhamentos, alagamentos e queda de árvores. O órgão prevê que pelo menos sete decretarão estado de emergência.

Luz
A falta de energia elétrica foi registrada em mais de 55 mil pontos. Na área de abrangência da CEEE cerca de 40 mil clientes estão sem luz. Desses, 20 mil, em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Na área de concessão da AES Sul, cerca de 15 mil clientes enfrentam problema com o abastecimento de energia.

Previsão

A estação meteorológica da Embrapa Trigo registrou rajadas de vento de 90 quilômetros por hora. Segundo o observador Ivegndonei Sampaio, o volume de chuvas foi de 23mm. Em março já são 39mm, que representam 30% da média que é de 121,3mm. “A chuva e o vento foram ocasionados por um sistema de baixa pressão atmosférica associado a uma área de instabilidade”, explica.

Para hoje ainda há a possibilidade pancadas de chuva e novas rajadas de vento por vezes fortes. A partir de amanhã, até o sábado (27) não estão previstas precipitações. As temperaturas que tiveram uma queda brusca entre domingo e segunda, deverão oscilar entre 28°C e 32°C até sábado. Elas devem continuar altas até o final do mês.

Alerta Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado divulgou no site oficial um alerta de temporal para hoje. As condições meteorológicas serão favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva, moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas do Oeste, Centro e Norte do Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe