Obras da barragem de Ernestina devem recomeçar em abril

Longo período de vertimento obrigou a empresa responsável pela obra a retirar grupo de trabalho do local

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As obras de recuperação da Barragem de Ernestina devem ser reiniciadas em abril. Após um longo período de vertimento a empresa responsável pelo trabalho teve de tirar as equipes do local em dezembro do ano passado. Agora, com a situação normalizada, a empresa precisará movimentar máquinas e pessoal novamente à barragem.

Conforme o engenheiro responsável pelo sistema Jacuí, Marcelo André Frantz, a previsão para o término das obras era maio deste ano. “Houve um atraso devido ao vertimento por grande período de tempo. Desde o início das obras, em julho de 2009, a barragem apenas não verteu durante 30 dias”, justifica. A falta de condições para execução do trabalho no leito do rio obrigou a construtora a desmobilizar as equipes. No leito do rio será construída a nova bacia de dissipação da barragem.

Com a diminuição das chuvas a barragem novamente oferece condições para a continuação da obra. “Os vertimentos cessaram e se tem um volume de espera no lago para eventual chuva. A empresa responsável pelas obras comunicou entretanto, que face a necessidade de nova mobilização (pessoal, equipamentos, material) as obras apenas deverão ser retomadas a partir no início de abril”, destaca Frantz. Até agora 40% da obra está concluído.

Novo cronograma
A construtora deverá apresentar o novo cronograma assim que as atividades de recuperação forem reiniciadas. Ainda falta a conclusão do vertedouro e construção da nova bacia de dissipação, além da retirada da passarela e das comportas. Conforme Frantz também é necessário terminar o reforço nas margens direita e esquerda.

Contrato
A empresa contratada ainda não se pronunciou a respeito de atrasos na conclusão da obra. O engenheiro, no entanto, destaca que como os atrasos foram causados por condições climáticas desfavoráveis há possibilidade de adiamento dos prazo contratuais, caso seja solicitado.

Gostou? Compartilhe