Cooperativa da agricultura familiar é criada

Coopraf foi criada para auxiliar no cumprimento da obrigatoriedade da aplicação dos recursos da alimentação escolar em produtos advindos da agricultura familiar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os agricultores da região de Getúlio Vargas têm agora uma nova entidade de representação. Foi fundada nesta semana a Cooperativa Rural da Agricultura Familiar (Coopraf). A criação do órgão contou com o apoio da prefeitura e da Emater. A Coopraf foi criada com o objetivo de atender a demanda dos municípios da região quanto ao cumprimento da obrigatoriedade da aplicação de 30% dos recursos da alimentação escolar em produtos advindos da agricultura familiar. A cooperativa será formada inicialmente por um número mínimo de 20 agricultores, mas poderá ampliar o número de interessados.

Organizada pela administração municipal de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e auxiliada pelo escritório local da Emater a Coopraf, não tem fins lucrativos. Ela abrangerá os municípios de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto, Charrua e Sertão.

A sede funcionará no segundo piso da nova Feira do Produtor que está praticamente concluída. Reuniões mensais serão realizadas pelos associados com a finalidade de dar andamento ao trabalhos dos conselhos fiscal e administrativo.

A reunião de fundação da Coopraf aconteceu no Salão de Atos do Centro Administrativo de Getúlio Vargas e contou com a presença do prefeito, Pedro Paulo Prezzotto, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademar José Rigon, do gerente regional da Emater, Lírio Zarichta, e do supervisor microrregional, Paulo Silva.

Casa do Mel
Durante a reunião, que aconteceu na quarta-feira (25), foi anunciado o envio de um projeto para a construção da Casa do Mel junto a Secretaria Estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul. Se aprovada, a primeira agroindústria do segmento na região de Getúlio Vargas, terá uma área construída de 130,14m² voltada exclusivamente para a produção de mel na região.

Gostou? Compartilhe