Leonardo Andreoli/ON
A escola Pedro Rigo, de Marau, comemora a chegada de uma nova Bíblia ao acervo disponibilizado aos alunos. Este, porém não é um livro comum daqueles que muitas famílias guardam na estante da sala, ou deixam aberto em algum ambiente da casa. O exemplar editado em Braile permite que deficientes visuais tenham acesso a esses registros. O livro - ou os livros - ocupa um espaço de aproximadamente um metro quadrado e está disponível para a comunidade.
O pedido havia sido encaminhado em 2009 à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A entidade mantém um programa social que disponibiliza a Bíblia e outros materiais para pessoas com deficiência visual. Além do Braile arquivos de áudio também são oferecidos pela SBB. A Bíblia doada à Escola Municipal Pedro Rigo é dividida em diversos volumes. Alguns dos livros maiores, como o dos Salmos, ocupam mais de um volume.
Sala de apoio
A diretora, Vanessa Bisinella, destaca que a escola possui uma sala de apoio aos deficientes visuais do município. No local estão disponíveis diversos materiais especialmente desenvolvidos para atender crianças com essas necessidades. "Temos de livros didáticos até literatura e romances. Todos estudantes da rede municipal de ensino podem utilizá-los", diz. A Bíblia em Braile custa cerca de R$ 1 mil.
Sobre o cuidado com as obras, Bisinella explica que os livros são confeccionados com um papel resistente. "Quem vai utilizar entende dessa leitura e sabe o jeito correto de manusear essas obras", justifica. Atualmente cerca de 15 estudantes da cidade ocupam o espaço de apoio.
A matéria completa na edição de ON desta quinta-feira (01)