Cotrijal lança em maio o projeto Novas Gerações

Proposta vai trabalhar a sucessão familiar no campo, através de módulos de treinamento com grupos que já estejam vivendo este desafio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Cotrijal vai lançar em maio o projeto 'Novas Gerações'. O trabalho será comandando pelo gerente da unidade de Desenvolvimento cooperativista Enio Schroeder. “Vamos desenvolver inicialmente um trabalho piloto com um grupo de associados, que serão previamente escolhidos pela cooperativa”. Explica, ao reforçar que o lançamento oficial do projeto será realizado durante o Seminário de Líderes. O projeto Novas Gerações será desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal e tem como objetivo estabelecer meios para uma transição tranquila e para a nova realidade de empresa familiar, demonstrando maneiras para uma continuidade dos negócios dentro da família, com uma transição sem conflitos.

Os conceitos e objetivos do projeto foram traçados através de estudos realizados pelo Coordenador do Decoop, eng.º agr. Fernando Martins, que seguiu sugestões apresentadas pelo Conselho de Administração da cooperativa, e explica a necessidade atual de uma transição acontecer para que a propriedade não termine abandonada ou sem a continuidade dos trabalhos da família. “Desde a revolução industrial que a migração do campo para a cidade existe, e para desenvolver esse projeto nos perguntamos, quem vai continuar a propriedade? “Números comprovam que no Brasil apenas 5% das propriedades possuem sucessores, o que comprova a necessidade de se desenvolver trabalhos que discutam a sucessão familiar na propriedade rural”, comenta.

Martins ainda revela que definir a sucessão é um desafio, mas fazer com que o filho entenda o pai e vice-versa pode facilitar esse trabalho. “O campo está envelhecendo e a continuidade dos negócios e a migração para uma administração moderna irá direcionar as propriedades rurais para uma continuidade, o que acontecerá uma vez que uma transição tranquila aconteça”, conclui. O projeto Novas gerações será desenvolvido através de módulos de treinamento, desenvolvendo conceitos sobra a família até chegar nos negócios. Diferenças serão compartilhadas, e diálogos estimulados para a transição aconteça normalmente.
Participarão desse trabalho um grupo de associados que já esteja trabalhando com processo de sucessão; um segundo grupo será de pessoas que estão iniciando o processo e o terceiro grupo será composto por aqueles associados que ainda não pensaram como que o processo de sucessão acontecerá. O projeto será desenvolvido com reuniões mensais e sempre contará com a presença de pais e filhos.

Gostou? Compartilhe