Uma mostra itinerante do Núcleo de Documentação Histórica, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF), será apresentada em Ijuí, a partir de segunda-feira, 19 de abril. A exposição, que objetiva analisar e discutir a situação dos povos indígenas do Estado, em especial o Guarani, se estende até 26 de maio, no Museu Antropológico Diretor Pestana (Rua Germano Gressler, 96).
A exposição, promovida em parceria com a Secretaria de Educação de Ijuí, vai abordar o ocupação do espaço até a criação da redução de São Miguel Arcanjo. Em 1983, o local foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, devido aos aspectos históricos, arquitetônicos, artísticos e culturais.
Na mostra, organizada pelos professores Graciela Ormezzano, Jacqueline Ahlert e Tau Golin, serão apresentados mapas, desenhos, fotografias e textos explicativos sobre o plano arquitetônico e as atividades organizadas na redução. O público também encontrará elementos materiais da cultura guarani, como artesanato e fotografias.
Diversos locais já abrigaram a exposição, como o Museu Histórico Regional de Passo Fundo, o Museu Regional Olívio Otto de Carazinho e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF.
Assessoria UPF
Cultura guarani é tema de mostra itinerante
· 1 min de leitura