O Hospital de Caridade Notre Dame, de Não-Me-Toque, acaba de colocar à disposição da comunidade um serviço inédito na região. Com a conclusão da pós-graduação na área, a fisioterapeuta Marisa Roehrig, está habilitada a fazer os procedimentos através da Clínica de Fisioterapia da instituição. A Osteopatia é uma especialidade de tratamento que visa restabelecer o equilíbrio corporal e melhora na saúde através de uma terapia manual, agindo em todos os tecidos (músculos, vísceras, fáscias , ligamentos e crânio - suturas, meninges membranas) e que promove ou mantêm um melhor estado de saúde. Esta especialidade enfatiza a origem da disfunção (a causa) e não os sintomas, assim se diferenciando dos tratamentos convencionais.
O objetivo da Manipulação Osteopática, segundo a fisioterapeuta Marisa, é recuperar o movimento fisiológico em áreas nas quais existe restrição ou disfunção. Ao recuperar ou melhorar a função do sistema músculo-esquelético, pode-se prever que todas as partes relacionadas se beneficiarão sejam outros componentes músculos-esqueléticos ou áreas abrangidas pelas vias nervosas e circulatórias. O local da dor nem sempre é o local a ser tratado. “A Osteopatia trata a causa. Portanto, o paciente é visto em sua globalidade. Considera-se que quando melhora a estrutura física, por conseqüência melhora a sua função”, explica Marisa.
Para corrigir as lesões mecânicas o osteopata aplica manipulações terapêuticas que devem ser suaves e controladas. Estas manipulações podem ser dirigidas no sentido das articulações, músculos ou fáscias, ou serem orientadas para a circulação e restabelecimento dos impulsos nervosos. “A alma da Osteopatia é o reconhecimento da capacidade que o corpo tem para se regenerar, com alguma ajuda externa. O tratamento requer um exame aprofundado do paciente e um diagnóstico cuidadoso que vai terminar no tratamento osteopático”, afirma a fisioterapeuta.
Apenas fisioterapeutas podem ser osteopatas, desde que possuam curso de especialização na área. A fisioterapeuta Marisa Roehrig concluiu a pós-graduação em Osteopatia, em Porto Alegre, e está apta a atuar na área. O serviço está disponível na Clínica de Fisioterapia do Hospital de Caridade Notre Dame, de Não-Me-Toque. Telefone (54) 3332-1450.