Aumenta a participação de micro e pequenas empresas na Exposol

Projeto do Sebrae/RS proporciona apoio a expositores e promove rodadas de negócios

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 10ª edição da Exposol - Exposição Feira de Soledade -, uma das feiras mais tradicionais do setor na América Latina, estará mais valorizada com o aumento da participação das micro e pequenas empresas, preparadas para exibir belas coleções e realizar muitos negócios. Neste ano, 23 empreendimentos têm presença confirmada como expositores por meio do apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Além disso, 14 MPEs do grupo terão a oportunidade de participar do Projeto Comprador Nacional, no qual as rodadas de negócios devem superar a marca de R$ 180 mil. A Exposol é realizada entre 5 e 9 de maio, no Parque de Eventos Centenário, em Soledade, Norte do Estado.
 
As agendas de encontros entre potenciais compradores nacionais e os empreendedores da região ocorrem já no primeiro dia do evento, a partir das 8h30. Representantes de seis empresas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Rondônia, Minas Gerais e Santa Catarina vão conhecer, podendo contratar com exclusividade, o fornecimento das mais novas peças de joias adornadas com gemas naturais, pedras preciosas e outros artefatos. “O objetivo é fomentar contatos e conquistar novos mercados para as gemas e joias de Soledade. Assim, as produções locais chegam a diferentes mercados e o faturamento das MPEs é alavancado”, destaca a gestora Claudia Regina Kuhn, responsável pelo projeto Desenvolver o setor de gemas e joias de Soledade e Guaporé.
 
Colares, brincos, pulseiras e uma variedade de peças em ouro, prata e folheados com a presença de pedras preciosas como ametistas, citrinos, ágatas, calcitas, entre outras, são as principais produções em joias de Soledade. O Sebrae/RS promove, pelo segundo ano, o Projeto Comprador Nacional na feira. A expectativa é passar o valor de comercialização atingido em 2009 (R$ 180 mil). “A Exposol atrai muitos visitantes. Representa uma excelente forma de visibilidade para as empresas, oportunidade de negócios durante o evento e para a geração de contatos que podem se transformar em vendas posteriormente”, salienta Cláudia, complementando que a ação faz parte das estratégias do projeto. Renovado por mais dois anos, o apoio do Sebrae/RS ao setor beneficia atualmente 80 MPEs, focando em atividades que levem à ampliação de faturamento, qualificação e competitividade.
 
A Feira de Soledade é um evento de caráter empresarial, voltado principalmente para a exposição de produtos relacionados a gemas e minerais, matérias-primas existentes de forma abundante na região, cuja extração, manufatura e industrialização representam significativa parte da economia do município e região. Em sua edição anterior, reuniu 720 expositores e mais de 120 mil visitantes. A realização é da Associação pró-desenvolvimento do município de Soledade (Aprosol), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração Lapidação, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas do Rio Grande do Sul (Sindipedras). Compõe o evento a Feira Internacional de Pedras Preciosas; Feira da Indústria, Comércio e Serviços; Feira de Agronegócios; Salão do Automóvel; e ações temáticas relacionadas ao Cavalo Crioulo.

Gostou? Compartilhe