Alavancar o desenvolvimento econômico de Carazinho e do norte do Estado, ampliar o sistema de abastecimento de energia elétrica, aumentar a oferta de empregos e a arrecadação de impostos. Estes serão os benefícios a serem obtidos pelo protocolo firmado no sábado, pela CEEE-GT e as Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar), que prevê a instalação de uma Linha de Transmissão (LT) de 69 kV e 43 km, em circuito duplo, que se estenderá da Subestação Tapera 2, da CEEE-GT, até a Subestação Carazinho 1. Do ato participou a governadora Yeda Crusius.
Com vigência de 180 dias, a partir da data de assinatura, o protocolo estabelece que o Grupo CEEE irá auxiliar, com todo o aporte técnico, na elaboração do projeto básico da Linha de Transmissão, no processo de licenciamento ambiental da obra e com orientações para os procedimentos de liberação da área, indenizações e servidão do trecho de LT. À Eletrocar caberão medidas para a construção da linha e as conexões necessárias.
Orçada em R$ 16 milhões, a infraestrutura será fundamental para os investimentos previstos para o norte do Estado, a exemplo da instalação, em Carazinho, de uma unidade da Aurora Avicultura, que deverá gerar faturamentos da ordem de R$ 1 bilhão por ano a este trecho do Estado.
Agência de notícias do Governo do Estado