O projeto piloto “Saúde Inteligente” criado pela empresa Intelcav Cartões de Getúlio Vargas, começa a ser testado no município. Trata-se de um software específico para a área da saúde que inclui a produção e distribuição de cartões eletrônicos que armazenarão dados dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde e que futuramente facilitarão o atendimento realizado pelo sistema municipal de saúde em Getúlio
Vargas.
Cerca de cem cadastros são realizados, primeiramente com diabéticos atendidos na Unidade Básica de Saúde São José, desde o início da semana e servirão de teste para verificar o funcionamento do sistema. Os primeiros cadastros foram acompanhados pelo prefeito municipal de Getúlio Vargas Pedro Paulo Prezzotto, pelo secretário de Saúde e Assistência Social Elgido Pasa, pelo diretor industrial da Intelcav Cartões Jorge Tamajusuku e pelo coordenador comercial Evandro Batistela.
Doados pela empresa para a Administração Municipal, os cartões carregam chips que armazenam todas as informações dos pacientes junto a UBS. Consultas, remédios e demais registros médicos ficam arquivados no cartão tornando-o um verdadeiro prontuário eletrônico do indivíduo.
Através do sistema a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas terá um controle mais facilitado e preciso dos atendimentos, pedidos de exames, encaminhamentos e distribuição de medicamentos. Depois da fase de cadastro ocorre o processo de preenchimento das informações da vida funcional dos pacientes, realizado pelo próprio médico. Em seguida acontece a etapa cadastral da farmácia, com dados sobre remédios utilizados, retiradas e recomendações.
Outras fases da utilização do Cartão Saúde Inteligente prevêem ainda a possibilidade de intercomunicação entre UBSs, Pronto Socorro e Hospital São Roque. “Isso significará um melhor planejamento no agendamento de consultas e exames e maior rapidez e segurança no atendimento dos profissionais da saúde aos pacientes” afirma Jorge
Tamajusuku.
Neide Clara Getelina, de 66 anos, moradora do bairro Champagnat foi uma das primeiras cadastradas com o Cartão Saúde Inteligente. Assim como ela, várias pessoas devem receber através do sistema, um atendimento de saúde com mais qualidade e facilidade. O município de Getúlio Vargas é pioneiro na área da saúde com a implantação do programa eletrônico.