Turma da UPF Carazinho realiza viagem de estudos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo - Campus Carazinho – realizaram uma viagem de estudos no último final de semana, com o objetivo de conhecer diferentes unidades de conservação da natureza. Promovida pela disciplina de Biologia da Conservação, a atividade também buscou mostrar aos acadêmicos a preparação das áreas naturais para o uso público, por meio do ecoturismo e da educação ambiental em harmonia com a conservação da natureza.

Os 23 futuros biólogos, acompanhados pelo professor Jaime Martinez, iniciaram a viagem no dia 14 de maio pela região dos Campos de Cima da Serra, no Parque Nacional da Serra Geral, administrado pelo Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade. Criado em 1992, buscando ampliar a área protegida de vegetação de campo conhecida por estepe, assim como dos ambientes com floresta ombrófila mista (floresta com araucárias) e floresta ombrófila densa (floresta atlântica), o parque também protege impressionante biodiversidade e belezas cênicas, como o cânyon Fortaleza. A exemplo de seu vizinho, o Parque Nacional dos Aparados da Serra, protege territórios localizados em dois estados, parte no Rio Grande do Sul e parte em Santa Catarina, mas com sede no município de Cambará do Sul.

Durante o sábado (15), com apoio da secretaria de Turismo de Canela, os estudantes realizaram um trabalho de interpretação ambiental no Parque Turístico do Caracol, analisando a maneira pela qual uma área que recebe milhares de turistas em determinados finais de semana pode ser preparada para minimizar os impactos sobre a conservação da natureza. Os acadêmicos foram acompanhados e orientados pelo próprio secretário municipal, o biólogo Daniel Schlieper. Além das estratégias de interpretação ambiental na condução de visitantes em áreas naturais protegidas, os alunos tiveram noções sobre segurança do público em áreas naturais, construção e manutenção de trilhas para o uso público, assim como sobre a montagem de um centro de interpretação ambiental.

Com a bagagem repleta de idéias e vivências, a turma do curso de Ciências Biológicas utilizará os conhecimentos obtidos no principal trabalho da disciplina, que é a elaboração de um Programa de Uso Público em áreas naturais. Nesta atividade, é realizado o planejamento de trilhas interpretativas em ambientes naturais, ocorrendo a aplicação e experimentação das mesmas a um grupo de pessoas da comunidade estudantil dos municípios de origem dos acadêmicos. O trabalho busca capacitar os futuros biólogos na missão de educação para a conservação da natureza, resgatando valores e reconectando as pessoas com seu ambiente natural.

Gostou? Compartilhe