Leonardo Andreoli/ON
O futuro presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin, disse nessa sexta-feira que sua gestão na entidade será de desafios, principalmente porque será um período em que as atuais administrações estão encerrando o mandato e as novas serão eleitas. No entanto, assegurou que o foco do trabalho deve estar vinculado à luta nacional da Confederação Nacional dos Municípios. A representatividade da região é outro destaque do mandato de 2010/11. Para este ano a região contará com representantes de quatro municípios - Alpestre, Getúlio Vargas, Marau e Tapera.
Experiência
A experiência de Zanchin à frente da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste está entre os principais fatores que o levaram a ocupar o cardo máximo da federação. "A minha passagem por ela foi importante sim, inclusive para a eleição da Famurs e agora no desempenho das funções na federação. Não tenho dúvida de que o apoio da região, pela Amesne e pela Ampla, foi fundamental para chegar lá e vai ser importante agora no mandato", considera. Zanchin é formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo; já atuou como líder estudantil; já foi secretário de Assistência Social entre 1995 e 1996, vereador de 1997 a 2000; presidente da Câmara de Vereadores de Marau em 1999; vice-prefeito de 2001 a 2004; prefeito de Marau na gestão 2005/08 e reeleito no cargo para 2009/12.
Gestão
Entre as prioridades da nova gestão estão pautas em níveis nacional e estadual já definidas. "Vamos trabalhar muito para estar ao lado da confederação, na luta pela pauta em nível nacional. Especialmente na regulamentação da Emenda 29, que trata dos recursos para a área da saúde e na aprovação do projeto da Emenda Ibsen que trata da divisão dos royalties do petróleo, que nos interessa muito. Temos também uma pauta que se refere à instituição de um piso de atenção básica estadual na área da saúde e o reajuste nos valores do transporte escolar", antecipa.
Quatro cargos serão ocupados por prefeitos da região na gestão de 2010/11. "A região sai bem fortalecida, porque temos como vice-presidente o prefeito de Alpestre, além dos prefeitos de Tapera e de Getúlio Vargas em outros cargos", afirma. Com as representações regionais, unem-se a Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste e a Associação dos Municípios do Planalto.
Transição
A próxima gestão terá um caráter atípico. Ela enfrentará a transição de governos estadual e federal. "Quem está saindo do governo tem limitações para a realização de novas contratações e quem vai entrar vai precisar do tempo para se adaptar. Vamos fazer o que tiver de ser feito no sentido de amarrar compromissos com os candidatos", esclarece Zanchin. Para conciliar a presidência da Famurs e o cargo de chefe do Poder Executivo de Marau, Zanchin delegará algumas tarefas para os secretários e o vice-prefeito. "Vou conciliar o tempo entre a Famurs e a prefeitura. Tudo isso já foi pensado antes. Tenho uma equipe já montada e vamos trabalhar sem qualquer prejuízo para Marau", garante.
Eleições
O prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin, assumirá no dia 29 de junho a presidência da Famurs, gestão 2010/11. A chapa composta por oito partidos foi montada por consenso entre as legendas. A votação acontece nesta segunda-feira (24).
As eleições por consenso acontecem na entidade desde 2005. Dessa forma, os quatro partidos com o maior número de prefeitos no Estado têm direito a indicar o presidente. Os partidos menores têm representatividade nos demais cargos da diretoria. Neste ano o cargo máximo ficará com o PMDB, com 143 prefeitos eleitos. Em 2011 será a vez do PDT, com 65 prefeitos eleitos; em 2012, último ano do acordo, assume o PT, com 61 prefeitos eleitos. "A chapa é pluripartidária em função do acordo que existe entre os partidos. Essa composição foi feita em cima da indicação de cada legenda. Vamos trabalhar juntos", ressalta Zanchin. Ao todo, compõem a chapa oito partidos.
Confira a composição completa da chapa
Cargo Nome Município Associação
Presidente Vilmar Perin Zanchin (PMDB) Marau Amesne
1º vice-presidente Valdir José Zasso (PDT) Alpestre Amzop
2º vice-presidente Tarcísio Zimmermann (PT) Novo Hamburgo AMVRS
3º vice-presidente Irineu Orth (PP) Tapera Amaja
1º secretário Gilda Maria Kirsch (PTB) Parobé AMVRS
2º secretário Carlos Alberto Bohn (PSDB) Mato Leitão Amvarp
1º tesoureiro Pedro Paulo Prezzotto (DEM) Getúlio Vargas Amau
2º tesoureiro Luiz Vicente Pires (PSB) Cachoeirinha Granpal
Gestão de Zanchin terá foco nas lutas nacionais
· 3 min de leitura