Mais de 20 municípios presentes na 10ª Fresol

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 10ª Fresol (Feira Regional de Economia Popular e Solidária) que acontece neste final de semana, no ginásio do Colégio Fagundes dos Reis, vai contar com 140 empreendimentos de 20 municípios da região. São produtos de agroindústrias da agricultura familiar, artesanatos, alimentos ecológicos, panificados, massas, doces e confecções. Além da exposição dos empreendimentos que são vendidos diretamente do produtor para o consumidor, a comunidade vai poder participar da mostra da biodiversidade, oficinas temáticas, painéis, apresentações artísticas e culturais.

Estão confirmadas também 15 oficinas sobre os seguintes temas: Repelentes Naturais, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Distribuição da Água no Planeta, Literatura na Língua de Sinais, Conhecendo o Código de Defesa do Consumidor para exigir seus direitos, Produção de Sabão Caseiro, Comunicação e Meio Ambiente, Animais peçonhentos e não-peçonhentos, Curiosidades da Natureza, A Casa Auto-Suficiente e Psitacídeos no RGS e SUAS. A exposição e as oficinas são de graça. Os interessados em participar das oficinas só precisam fazer a inscrição através do blog: fresolpassofundo.blogspot.com .

Nutrição
Salada no prato de criança hoje em dia se tornou um desafio. A oferta de produtos industrializados é tão grande que a alimentação natural muitas vezes acaba sendo deixada de lado. Para oferecer uma alimentação mais saudável e nutritiva, ensinar novos hábitos alimentares e educação ambiental, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Castelo criou em 2002 o Projeto Alimentação Saudável. “No início houve resistência dos alunos e até dos pais em relação ao projeto porque proibimos os alunos de trazerem lanches como salgadinho e refrigerante”, comenta a diretora Janett Tizatto Zibetti. Este foi o primeiro projeto de alimentação saudável implantado em uma escola da região de passo fundo. Os mais de 340 alunos discutem educação ambiental em sala de aula e na horta cultivada por eles na escola.
Conforme a nutricionista da escola Rosaine Toldo de Almeida, existe todo um estudo na hora de elaborar o cardápio onde é levada em conta a idade e a realidade social dos estudantes. As merendeiras também participam de cursos para aprender a aproveitar melhor os alimentos. Neste mês elas aprenderam diversas receitas com pinhão, cascas e folhas. Por este projeto a Escola Monte Castelo vai receber o prêmio Inovasocial da 10ª FRESOL.

Gostou? Compartilhe