Oportunidade para a região exportar

Apex Brasil lança na Imed projeto de incentivo às exportações. Agência vai identificar empresas regionais com potencial para exportação, capacitá-las e fomentar a exportação da produção regional

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Nesta segunda-feira (21) será firmado um acordo entre Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), URI de Erechim e Imed para a promoção da exportação de produtos e serviços regionais. O convênio será assinado às 11h30, na sede do campus da URI, e às 20h, em Passo Fundo, no auditório da Imed.

A partir da assinatura do convênio, pequenos e médios empresários que almejam ampliar seus negócios em exportação terão uma oportunidade de se integrar ao Peiex (Projeto Extensão Industrial Exportadora), cujo objetivo é promover a competitividade e a promoção da cultura exportadora entre as empresas brasileiras, oferecendo soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos sem ônus para os empreendedores.

Em Passo Fundo, a Apex Brasil terá sede na Imed, mas outras instituições públicas e empresariais também apoiam a iniciativa. Segundo o diretor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Imed, Henrique Kujawa, a chegada da Apex na região vai ser fundamental para a preparação das empresas para a competitividade, tanto para o mercado nacional como internacional. "O nosso objetivo é capacitar 90 empresas da região que tenham interesse e potencial para a exportação", disse.

Segundo o presidente da Acisa, Dimas Froner, o programa está aberto para pequenas e médias empresas, independente do ramo de atuação e ainda para empresários que almejam iniciar um novo negócio. O presidente da Associação das Micro e Pequenas Indústrias de Passo Fundo, Glademir Bernardelli, explicou que pequenos empresários das indústrias locais que já exportam seus produtos também podem se candidatar. "A capacitação será importante para qualificar e ampliar os seus negócios", disse.

O secretário de Desenvolvimento, Marcos Cittolin, destacou o alto nível de produtividade na região do Planalto e que o convênio com a Apex deve fomentar novos negócios e, consequentemente, desenvolver os municípios. "A Apex é considerada a maior agência pública de exportação do mundo, por isso seu apoio técnico e logístico será fundamental para o fomento dos nossos produtos no mercado exterior", explicou.

Como funciona
O Peiex oferece gratuitamente a empresas selecionadas atendimento personalizado para tornar a empresa mais forte e mais competitiva no mercado externo. A consultoria acontece conforme as necessidades e potencialidades do negócio, oferecendo soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto e manufatura e comércio exterior.

Com o conhecimento e a implantação das melhorias indicadas após o trabalho de análise, a empresa pode ingressar ou qualificar a venda dos seus produtos e serviços, tornando-se apta a encarar novos desafios de mercado, como a exportação.
O programa vai instalar um núcleo operacional na Imed, que inicialmente vai atender no período de um ano 90 empresas de Passo Fundo e região. A equipe, composta por profissionais com conhecimentos multidisciplinares, vai trabalhar no diagnóstico, desenvolvimento e capacitação da empresa e de seus funcionários.

Para participar, os empresários devem procurar a Imed, que será a responsável pelo mapeamento das empresas com potencial para exportação na região. Em seguida, um técnico extensionista visita a empresa e explica a metodologia de trabalho. Se houver interesse do empresário em se envolver no processo, será realizado um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramento. O empresário será responsável por implantar, com recursos financeiros próprios, as medidas sugeridas pela equipe da agência.

Gostou? Compartilhe