Encontro de suinocultores debate bem-estar animal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

"Sem a Emater não dá pra ficar." As palavras do presidente da Associação dos Suinocultores de Vila Maria e assistido da Emater desde 1990, Clarimundo Roy, refletem a importância dos 20 anos de extensão rural no município. Os 20 anos da Emater em Vila Maria foram comemorados nessa quinta-feira (24), durante o 19º Encontro de Suinocultores. Para o agrônomo e supervisor microrregional da Emater, Gilmar Meneghetti, a suinocultura foi uma das atividades econômicas que mais contribuiu para a formação de patrimônio e bem-estar de um grande número de famílias do município.
O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador, a suinocultura gaúcha vem crescendo entre 3% e 4% ao ano. "Em 2010 tivemos um diferencial, pois teve um pequeno decréscimo nos abates, em função das dificuldades de rentabilidade do setor, enfrentadas em 2009. Infelizmente tivemos uma queda, mas já está havendo recuperação, devolvendo um pouco de renda ao suinocultor", afirmou. Segundo Folador, o Rio Grande do Sul continua sendo o segundo maior produtor de carne suína e o primeiro em exportação.

Durante a palestra técnica sobre a interação homem e animal no complexo produtivo rural com o veterinário Flauri Migliavaca foi destacada a importância da qualificação e do investimento nos recursos humanos da propriedade. Migliavaca também ressaltou a importância do bem-estar animal para uma boa produção. "Nós dificultamos a vida do leitão, quando não damos condições ideais de alojamento, quando não damos água de maneira adequada, quando não damos volume suficiente de comida para a fêmea em gestação. Os animais precisam ser bem tratados, ou então não os tenham", explicou.
Segundo ele, uma revisão realizada sobre os efeitos do manejo pré-abate, transporte, resfriamento, qualidade e rendimento da carne, concluiu que os eventos durante as 24 horas que antecedem o abate são os mais importantes de todo o ciclo de produção de um suíno. A falta de bem-estar afeta todos os estágios da produção, comprometendo, inclusive, o produto final", frisou.

Vila Maria tem, hoje, 237 famílias que produzem suínos, somando 86 mil cabeças/ano. Conforme dados de uma pesquisa feita pela Emater, prefeitura, Inspetoria Veterinária e Conselho Municipal de Desenvolvimento de Vila Maria o valor total comercializado, R$ 3 milhões, aproxima-se a 4% do produto interno bruto do município, o que demonstra a importância da atividade para os produtores e para a sociedade.

Gostou? Compartilhe