Leonardo Andreoli/ON
Enviado Especial
Ao assumir ontem a presidência da Famurs, o prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin (PMDB), fez fortes críticas a concentração de recursos da União. Segundo ele, os prefeitos só não fazem mais em virtude das lamentáveis condições oferecidas pelo governo federal. Zanchin, reiterou as lutas nacionais como a melhor distribuição dos royaltes do petróleo e aprovação da emenda 29 que vai garantir mais recursos aos municípios. Falou que os prefeitos estão mais próximos da comunidade e sabem das necessidades da população. “Quem peregrina para Brasília não são os prefeitos, mas os representantes das comunidades”, acentuou. Disse que a demanda pelos serviços públicos é sempre maior que a oferta, justamente porque há falta de recursos para os municípios. Zanchin salientou que a população gaúcha pode estar certa de que a famurs vai continuar vigilante aos interesses municipalistas. A solenidade de posse aconteceu durante o 30° Congresso de Municípios do Estado.
Na entrega do cargo o ex-presidente da entidade, Marcus Vinícius de Almeida (PP) disse que saiu da Famurs com a sensação de ter cumprido sua missão, mas ao mesmo tempo de ter deixado muita coisa pra ser feita. Salientou que percorreu todo o Estado e organizou as 26 associações regionais no processo de interiorização da entidade. “A Famurs é uma entidade politica atuante e não uma entidade de classe ou sindicato de prefeitos. Somos um grupo de pessoas que quer o desenvolvimento do local, cada vez mais aprimorado”
A representatividade da região Norte do Estado na Famurs é um dos destaques do mandato de 2010/11. Este ano a região contará com representantes de quatro municípios - Alpestre, Getúlio Vargas, Marau e Tapera.
30° Congresso
O 30° Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul tem como objetivo conhecer as propostas dos candidatos ao Governo do Estado e à Presidência da República, relacionadas ao Pacto Federativo, estimulando e evidenciando os aspectos políticos, econômicos e sociais de interesse dos Municípios.
Na tarde de ontem os convidados foram os candidatos ao governo do Estado José Fogaça (PMDB), Yeda Crusius (PSDB) e Tarso Genro (PT). Os três candidatos responderam a questionamentos elaborados pela Famurs formuladas com base nas prioridades dos municípios, elencadas por prefeitos e dirigentes municipais, durante o Programa de Interiorização da Federação, nas mais diversas áreas da administração municipal. Paralelamente ao Congresso, será realizado o 17º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura.
Hoje evento reunirá, a partir das 14h, pela primeira vez, os candidatos à presidência da República Marina Silva (PV), José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT). O encontro dos três presidenciáveis ocorrerá no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, que tem como tema Os Municípios na Visão dos Futuros Governantes.
Experiência
A experiência de Zanchin à frente da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste está entre os principais fatores que o levaram a ocupar o cardo máximo da federação. Zanchin é formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo; já atuou como líder estudantil; já foi secretário de Assistência Social entre 1995 e 1996, vereador de 1997 a 2000; presidente da Câmara de Vereadores de Marau em 1999; vice-prefeito de 2001 a 2004; prefeito de Marau na gestão 2005/08 e reeleito no cargo para 2009/12.
Nova direção da Famurs
Cargo Nome Município Associação
Presidente Vilmar Perin Zanchin (PMDB) Marau Amesne
1º vice-presidente Valdir José Zasso (PDT) Alpestre Amzop
2º vice-presidente Tarcísio Zimmermann (PT) Novo Hamburgo AMVRS
3º vice-presidente Irineu Orth (PP) Tapera Amaja
1º secretário Gilda Maria Kirsch (PTB) Parobé AMVRS
2º secretário Carlos Alberto Bohn (PSDB) Mato Leitão Amvarp
1º tesoureiro Pedro Paulo Prezzotto (DEM) Getúlio Vargas Amau
2º tesoureiro Luiz Vicente Pires (PSB) Cachoeirinha Granpal