Creluz recebe prêmio em Londres

Ashden Awards: cerimônia de premiação acontece hoje na Royal Geographical Society em Londres. Seis entidades selecionadas no mundo receberão ?,? 20 mil

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O grupo Creluz recebe hoje em Londres o Prêmio Ashden Awards de Energia Limpa, Renovável e Sustentável 2010. A entidade inglesa identifica, seleciona e premia programas locais de energia sustentável que são inovadores e demonstrem sucesso comprovado em todo o mundo. Durante a cerimônia, que será realizada a partir das XXh de hoje, horário de Brasília, os seis selecionados conhecerão a classificação mundial. Hoje a cooperativa atende 23 mil famílias, beneficiando mais de 80 mil pessoas.

Neste ano serão premiadas seis entidades, com um valor de € 20 mil cada. A primeira colocada terá um adicional de € 20 mil por ser escolhida como o trabalho que mais impressionou o mundo. A cerimônia de premiação da Ashden será realizada hoje na Royal Geographical Society, em Londres. À noite será conhecida a colocação mundial dos classificados.

Cooperativa
A trajetória da Creluz começou em 1966 e hoje são mais de 20 mil associados que apoiam a idéia de gerar energia própria desde 1999. Hoje são seis usinas geradoras de energia. As comunidades abrangidas pela cooperativa são atendidas por uma rede de 4,5 mil quilômetros de linhas, sem agredir o meio ambiente. A entidade se preocupa com a preservação por meio de projetos de educação desenvolvidos nas escolas, comunidades e assentamentos, por convênios com prefeituras e a Coogamai (Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai Ltda) para ações de reflorestamento de áreas degradadas.

Os cooperados da Creluz são divididos em oito classes, sendo elas: residencial, rural, comercial, industrial, poderes públicos, consumo próprio, serviços públicos e iluminação pública. Cada classe é tarifada conforme a capacidade demandada.

A cooperativa também investe em programas de apoio a atividades rurais e extrativistas na região de abrangência. O objetivo é desenvolver as propriedades rurais, possibilitando uma melhor fonte de renda, uma alternativa na diversificação da agricultura, o desenvolvimento da agricultura familiar possibilitando o desenvolvimento econômico além de gerar confiança para que as pessoas não migrem para outros lugares.

Gostou? Compartilhe