Britador é reativado após dois anos

Utilização da brita na recuperação de estradas do município é a destinação prioritária da produção do britador municipal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Problemas com o Ministério do Trabalho e com o licenciamento ambiental foram os responsáveis pelo fechamento do britador municipal de Casca. Há dois anos a prefeitura precisa adquirir brita para a recuperação de estradas ou utilização em obras em vez de produzi-la. O problema deve ser solucionado com a reativação do britador.

Para retomar as atividades, foi necessário o investimento na recuperação do equipamento de britagem, adequação das instalações de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego e avaliação médica e treinamento dos servidores envolvidos. Conforme o vice-prefeito Jaime de Sordi, o trabalho de recuperação foi desenvolvido durante todo o ano passado e no primeiro semestre de 2010. "Deixamos o britador em ótimo estado. A fiscalização visitou o local e disse que o nosso é um dos melhores da região em segurança do trabalho e na realização do trabalho do dia a dia", afirma. Segundo ele, praticamente toda a estrutura teve de ser refeita. Além da reforma do equipamento de britagem, instalações foram construídas: casa de energia, uma moradia para as pessoas que trabalham no local e um banheiro.

Prioridade nas estradas

O retorno das atividades do britador será fundamental para a melhoria em alguns serviços prestados pela prefeitura. "Precisávamos do equipamento para fazer um atendimento melhor nas estradas. Vamos melhorar os acessos do município e do interior. Como consequência, o transporte fluirá mais", justifica. O município é um dos maiores produtores de leite do Estado, o que exige uma movimentação intensa de caminhões para o transporte da produção. Sem um britador próprio, a prefeitura era obrigada a comprar pedras para fazer a manutenção das estradas. Apesar dos custos com manutenção e funcionários, o britador ainda é a alternativa mais viável para a cidade, uma vez que o município está localizado em uma região com grandes concentrações de basalto. As pedras também servirão para as terraplanagens para a construção e ampliação de empresas.

As atividades foram iniciadas nesta semana. O secretário de Obras e Trânsito, Laudi Piano, reforça o atendimento às estradas do interior que será viabilizado. "Os serviços de alargamento das estradas poderão ser iniciados, pois com a brita produzida pelo britador somado à escavadeira hidráulica recentemente adquirida, teremos condições de realizar esses importantes melhoramentos, muito esperados pela população de Casca", esclarece. No local trabalharão dois servidores públicos treinados para executar as tarefas de rotina do britador.

Gostou? Compartilhe