Os 53 anos do campus Sertão do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) foram lembrados pela Assembleia Legislativa. Na quarta-feira (7) foi realizada uma sessão em homenagem à instituição no Plenário 20 de Setembro. A homenagem foi sugerida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT).
Ao justificar a homenagem, o parlamentar salientou que o IFRS Sertão é muito mais que uma instituição de ensino. "O campus Sertão é referência na formação de técnicos em agropecuária no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, e no Centro-Oeste e Nordeste brasileiros", afirmou. Para ele, quem estuda ou trabalha no campus está inserido em um projeto educacional diferente, que pode ser denominado de escola-família.
A instituição foi representada pela reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck de Souza; pelo diretor em exercício do campus Sertão, Odirce Teixeira Antunes; pelo coordenador geral de ensino, Odair Spenthof; pela coordenadora de integração escola-comunidade, Maria Medianeira Possebon; pela professora Maria Tereza Bolzon Soster, e pelos alunos da turma 32 do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio.
Manifestaram-se em apoio à homenagem os deputados Leila Fetter (PP), Adão Villaverde (PT), Heitor Schuch (PSB), Zilá Breitenbach (PSDB), Kalil Sehbe (PDT), Cassiá Carpes (PTB) e o ex-prefeito por três mandatos de Sertão, o deputado Gilberto Capoani (PMDB).