Mais de 200 jovens estarão reunidos hoje, em Sarandi, para comemorar o Dia Estadual da Juventude Rural no Encontro Microrregional de Jovens Rurais. O evento, organizado pela Emater, Escola Estadual Pe. Manoel Gonzales, prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda. acontece no ginásio esportivo da comunidade Barreirinho, a partir das 8h30.
Na oportunidade, além de apresentação artística, os alunos da escola Pe. Manoel Gonzales vão apresentar o projeto O lugar em que se vive tem a cor que se pinta. Também haverá palestra com o agrônomo da Emater Gilmar Meneghetti sobre o jovem no meio rural. Segundo dados do IBGE de 2007, 14,79% da população gaúcha que vive na área rural é composta por jovens, o que representa aproximadamente 300 mil indivíduos. Na região administrativa da Emater Passo Fundo são assistidos aproximadamente 5 mil jovens, já no Estado, a instituição presta atendimento a 69 mil jovens.
Lei
A lei que institui a data de 15 de julho como o Dia Estadual da Juventude Rural é a Lei 11.361, de 27 de julho de 1999. São considerados jovens rurais os filhos de agricultores, proprietários, meeiros, arrendatários, ocupantes, assalariados ou assentados rurais com até 35 anos, cuja atividade esteja ligada diretamente com a agricultura, pecuária e pesca. O IBGE caracteriza como jovem o público de 15 a 24 anos.