Jovens para o bem do meio ambiente

Estudantes de quatro escolas municipais fazem parte do Coletivo Educador Jovem

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Estudantes de quatro escolas municipais de Getúlio Vargas, Colégio Estadual Antônio Scussel e Escola Particular Santa Clara fazem parte de um novo grupo. Trata-se do Coletivo Educador Jovem, criado durante a 2º Conferência Municipal do Meio Ambiente, quando cerca de 350 participantes se reuniram em maio para falar sobre a conservação da biodiversidade. O objetivo do grupo é instigar entre os jovens, ações de cuidados com o meio ambiente na cidade.

Deste Coletivo Jovem, formado por 21 integrantes, foram escolhidos delegados do meio ambiente que representaram o município em um encontro na cidade de Erechim, no dia 9 de julho. Junto com pessoas de mais 19 municípios, eles discutiram a Agenda 21 Escolar, que assim como a Agenda 21 Global e Brasileira, representa uma série de medidas de compromissos com o desenvolvimento sustentável, conservação ambiental, justiça social, economicidade, entre outros. Professores de Ciências da rede municipal de ensino e alunos da Escola Estadual Souza Ramos também participaram da formação em Erechim.
Depois das discussões, os estudantes voltam para suas escolas para iniciar o trabalho de sensibilização e apresentação do que aprenderam para os colegas. Após isso, começam as ações práticas.

O Coletivo Educador Jovem de Getúlio Vargas assumiu o compromisso de efetivar algumas das metas elencadas durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente. Preservação da natureza e plantio de árvores estão sendo articulados através de uma grande mobilização, que pretende distribuir mudas nativas para alunos que devem cultivá-las e cuidá-las em diferentes pontos da cidade.

Na próxima terça-feira (20), o Coletivo Educador Jovem de Getúlio Vargas se reunirá para continuar o seu trabalho. O encontro acontece na Biblioteca Pública Municipal Dr. Leo Stumpf durante a tarde. O grupo é orientado pela professora municipal Rosana M. Acorsi Bertella, integrante do Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho.

Gostou? Compartilhe