Madrugada de geada na região

Terça-feira amanhece fria, com possibilidade de formação de geada em diversos pontos da região Norte

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Temperaturas beirando os 0ºC voltaram a atingir a região, o que possibilitou um amanhecer com formação de geada em vários pontos do Norte do estado. Mas à tarde, o sol volta a aparecer, aumentando o calor. Contudo, ainda não será esta semana que a chuva vai deixar a região. Áreas de instabilidade ainda permanecem até, pelo menos, sexta-feira (30).
De acordo com Ivegndonei Sampaio, observador meteorológico da Embrapa Trigo, a previsão era de uma madrugada de terça-feira (27) gelada, com temperatura próxima à zero. A tendência segue o que aconteceu na segunda-feira (26), quando a temperatura mínima registrada foi de 2,1ºC e máxima não passou dos 13ºC.

Entretanto, o aparecimento do sol, à tarde, deve amenizar o frio desta terça. A previsão é que os termômetros possam chegar à marca dos 18ºC. “Na manhã de segunda-feira tivemos a formação de geada fraca. E a baixa temperatura se deve à entrada de uma frente fria forte, que aconteceu na madrugada de segunda”, explica Sampaio.

De acordo com ele, essa massa vai continuar atuando na região hoje, favorecendo a formação de geada. Já para a quarta-feira (28), a previsão é de formação de nuvens, com a possibilidade de chuva fraca. As temperaturas sobem um pouco, ficando entre 10ºC de mínima e 20ºC de máxima.

Já a quinta-feira (29) começa com céu claro a parcialmente nublado, mas sem chuva. A temperatura mínima deve ficar em 10ºC e a máxima em 23ºC. A sexta-feira (30) é de previsão de novas áreas de instabilidade formando-se na região, “associado à nebulosidade, deve chover na sexta-feira à noite”, avalia Sampaio. As temperaturas devem ficar entre 12ºC e 24ºC.

Agosto de menos chuva
Para as donas-de-casa a boa notícia é que a umidade deve diminuir no mês de agosto, quando as chuvas também poderão ser menos intensas. “É possível observar que as áreas de instabilidade vão começar diminuir e teremos daqui para gente mais períodos de sol”, destaca Sampaio.

De acordo com o prognóstico para os meses de inverno, a previsão para o mês de agosto é de temperaturas máximas um pouco acima do padrão no Norte do estado e dentro dos padrões nas demais regiões. Contudo, as temperaturas ficarão próximas às normais do padrão climatológico, com possibilidade de incursões de massas de ar frio mais intensas ao longo do trimestre.

Gostou? Compartilhe