Um dia dedicado ao cooperativismo. Esta foi a proposta do 4º Seminário de Líderes Mirins, realizado na última quarta-feira (28), pela Cotrijal. As atividades foram desenvolvidas no restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal, iniciando às 9h e se estendendo até as 16h. Dos 49 líderes mirins da cooperativa, 43 participaram do seminário.
A abertura do evento contou com a participação do gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder; da Conselheira Representantes dos Líderes da Região Sede, Iloni Maria de Quadros, e também das pedagogas Solange Cristina Fries e Adélia Frühauf Gehlen, que coordenaram as atividades com as crianças e os adolescentes.
Em uma solenidade rápida e objetiva, Enio Schroeder chamou a atenção para a importância do cargo de líder mirim. Enfatizou que cada líder foi eleito pela comunidade e assim como os líderes adultos representa o seu núcleo. "Esse seminário tem objetivos fundamentais, pois trabalha com as crianças os simbolismos do cooperativismo, e tem um significado todo especial, já que é com ele que trabalhamos o futuro do nosso quadro social", destacou Schroeder relembrando que o Projeto Líder Mirim é conhecido em nível nacional.
A representante dos líderes, Iloni Maria de Quadros, acompanhou todas as atividades do seminário e ficou encantada com os trabalhos desenvolvidos e com a maneira que as crianças se mostraram interessadas pelo tema cooperativismo.
A pedagoga Solange Cristina Fries avalia o evento como uma forma de desenvolver o lado cooperativo de cada uma das crianças e adolescentes. "Trabalhamos os símbolos do cooperativismo, visitamos a Cotrijal e para encerrar todos responderam às questões de uma cartilha que reuniu tudo o que foi trabalhado no dia de hoje". O Seminário de Líderes Mirins é realizado anualmente pela Cotrijal e tem a coordenação da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista.