Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social está integrada com a campanha que traz o slogan "Por um mundo amigo da criança"

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Entre os dias 1°e 7 de agosto será desenvolvida a Semana Mundial do Aleitamento Materno e a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social já está integrada ao evento que objetiva melhorar os índices de amamentação e qualificar os profissionais que trabalham na promoção, proteção e apoio ao binômio mãe e filho, que traz como tema central: "Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno". Nesta Semana Mundial da Amamentação, cada município, hospitais e outras entidades desenvolverão atividades relacionadas à prática e ao incentivo ao aleitamento materno.
A Secretaria Municipal de Saúde de Tapera, através de uma equipe Multidisciplinar, está desenvolvendo um programa de incentivo às mães, através de ações informativas, educativas e incentivadoras nas áreas relacionadas à amamentação. As Unidades de Saúde estarão ao longo da semana divulgando o programa e alocando parceiros no município para então trabalhar o tema de maneira permanente envolvendo comunidade, comércio e escolas na forma de multiplicadores e corresponsáveis por uma infância melhor.

Objetivos
1. Destacar a contribuição dos dez passos ao melhoramento das taxas do aleitamento materno.
2. Renovar a ação em todos os Sistemas e Instituições de saúde e nas comunidades, para que o aleitamento materno seja de fácil escolha.
3. Informar o público sobre os perigos da alimentação artificial, a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento e a saúde das crianças, e também para a saúde das mães.
4. Possibilitar que as mães possam usufruir de um apoio completo nos sistemas de saúde e também em outros espaços.
Pesquisas mostram que em todo o planeta, a melhor opção de alimentação é aquela que se inicia com aleitamento materno na primeira hora de vida e que é exclusivo por seis meses completos. Este processo auxilia a saúde materna em curto e longo prazo e pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com os quais muitos países e agências estão comprometidos, em particular, em reduzir a mortalidade das crianças e melhorar a saúde materna.
O UNICEF ressaltou recentemente que a redução da mortalidade infantil, de 13 milhões em 1990 para 8,8 milhões em 2008, deve-se em parte à adoção maciça de intervenções nas práticas de saúde.

Gostou? Compartilhe