Primeira Infância Melhor

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A logística do programa PIM (Primeira Infância Melhor) - que começa a ser implementado em Tapera -, foi apresentada na sessão de segunda-feira (2) da Câmara de Vereadores. A apresentação foi feita pelas integrantes do grupo técnico municipal, Lilian Durigon (enfermeira), Lucimara Karpe (coordenadora pedagógica) e Dirce Staudt (psicóloga), com considerações da secretária da Saúde e Ação Social, Maria Lizete Borgmann. Prefeito, secretários e diretores municipais participaram da sessão.
A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Sueli Liné, aproveitou o momento para apresentar aos vereadores o Plano de Educação e Desenvolvimento, enfatizando que o PIM valoriza a pessoa e mostrando o trabalho integrado realizado pelas secretarias municipais.

O PIM, implantado em 7 de abril de 2003, pelo seu caráter intersetorial, constitui uma política pioneira no Rio Grande do Sul. Seu foco é o estímulo ao desenvolvimento integral da criança na fase de zero a seis anos, preferencialmente daquelas com até três anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos anos, estudos científicos apontaram essa faixa etária como fundamental para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano.

O programa é fundamentado no conhecimento do desenvolvimento infantil e na neurociência e a justificativa para investir na primeira infância está no fato de que é no período de zero a três anos que se formam 90% das conexões neurais da criança e, dessa forma, existe períodos críticos em que se abrem 'janelas de aprendizagem' que, se estimuladas, favorecerão o desenvolvimento em outras faixas etárias.

Para a implementação do PIM em Tapera foi realizado o mapeamento e a seleção de famílias no Loteamento Seibel e no bairro Pró-Morar, que serão acompanhadas por visitadores que acompanharão semanalmente gestantes e crianças em suas residências, realizando orientação e atividades de estimulação voltadas para o desenvolvimento infantil e para a superação de defasagens em relação às dimensões afetiva, cognitiva, motora e a linguagem.

Municípios que implantaram o PIM em 2003 comemoram o sucesso do programa, verificando o excelente desenvolvimento das crianças e a participação significativa das famílias na educação dos filhos.

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