Seis mil visitantes são esperados no Festival Nacional do Salame

Nos dias 6, 7 e 8 de agosto o município recebe a região no Festival da cultura do imigrante italiano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Confira o vídeo do Festival aqui

O Festival Nacional do Salame começa amanhã em Marau. O evento que acontece até domingo vai oferecer ao público o melhor da produção de salame da região. A cerimônia de abertura oficial será às 17h para autoridades e convidados e a partir das 18h estará aberto ao público.

O objetivo do evento é resgatar e manter viva a cultura do imigrante italiano que colonizou a região há mais de 100 anos. Ao festejar o alimento que até hoje faz parte da vida das famílias dos descendentes, enaltecemos a música, as danças, as vestes e outros aspetos.

A história da colonização da cidade de Marau se inicia em 1904, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. Como eles, os colonos transformaram a cultura da carne suína, em especial do salame, na sua principal fonte de renda por vários anos. Assim cresceu a cidade, de um lado a industrialização iniciada pelo Frigorífico Borella e, por outro, mantendo a vida interiorana, com rotinas ainda inspiradas nos imigrantes.

A cultura italiana, o salame e o desenvolvimento fizeram de Marau o que ela é hoje, uma das cidades que mais cresce no país. A região continua sendo uma das maiores produtoras de suínos e de salame do Brasil, e a cultura dos antepassados continua viva no interior do município, na Rota das Salamarias. O turismo em Marau ainda é um setor que precisa ser mais explorado e incentivado e o Festival também tem esta função.

Estarão reunidos ao todo 13 expositores da produção de salame e vinho, além de 10 expositores do ramo de queijo, doces e bebidas de todo o estado. A expectativa é de que seis mil pessoas passem pelo Festival que acontecerá no ginásio Frei Gentil, ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade.

Confira a programação:
Feira Gastronômica: pratos quentes e frios, típicos italianos, divulgando a diversidade desta cultura.
Apresentações culturais: shows musicais e folclóricos, teatro e poesia.
Estes eventos acontecem paralelos, nos seguintes horários:
06/08 (sexta-feira): das 18h às 22h;
07/08 (sábado): das 11h às 22h;
08/08 (domingo): das 11h às 19h.
Valor ingresso:
Crianças até cinco anos não pagam
R$ 20,00 para crianças até 12 anos
R$ 30,00 para adultos

Não será permitida entrada de pessoas com carrinhos de bebê, cadeiras e banquetas

Gostou? Compartilhe