Leonardo Andreoli/ON
O Hospital São José de Sertão está interditado pelo período de 90 dias. A medida cautelar foi adotada pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para que a entidade possa fazer algumas adequações. Durante este período, três hospitais de Passo Fundo se dispuseram a atender a demanda de média e alta complexidade. Pacientes de Estação, Floriano, Coxilha e Erebango também utilizam o hospital de Sertão. A entidade ainda opera leitos de observação, mas não pode ter pacientes com internação de longa permanência, nem realizar procedimentos cirúrgicos.
O presidente do hospital e secretário de Saúde de Sertão, Pedro Gobbo, afirma que o que aconteceu foi um tipo de autointerdição. Segundo ele a estrutura do hospital precisava de vários ajustes, e o fechamento temporário das atividades teria em vista essa adequação. Entre as melhorias elencadas por ele estão novo elevador, ar-condicionado central, instalação de uma central de esterilização e colocação de gesso no forro. “Algumas já estão em andamento, enquanto outras precisarão de um prazo maior para ser concluídas. O nosso novo bloco cirúrgico, por exemplo, já está quase pronto”, destaca. Os investimentos na reforma serão de aproximadamente R$ 200 mil apenas no bloco cirúrgico. Na outra parte da obra, que inclui a instalação de novos banheiros, serão gastos cerca de R$ 180 mil.
Conforme a 6ªCRS o hospital foi interditado por questões sanitárias. O coordenador, Fabiano Bolner, no entanto não deu outros detalhes, devido ao procedimento administrativo ainda estar em andamento. O hospital terá 15 dias para recorrer da interdição cautelar. O relatório emitido pelos responsáveis pela fiscalização será julgado pelo Núcleo Regional de Vigilância em Saúde. Caso caiba alguma punição prevista em lei a entidade terá um novo prazo para recorrer.
Hospital
O Hospital São José possui capacidade de lotação de 52 leitos. No entanto a referência para tratamentos de alta complexidade sempre foi Passo Fundo. Temporariamente os hospitais São Vicente de Paulo, da Cidade e Municipal de passo Fundo se dispuseram a atender a demanda de Sertão e dos municípios atendidos pela entidade. O hospital da cidade vizinha ainda pode realizar atendimentos de observação que não exijam longos períodos de internação.
Hospital de Sertão interditado por medida cautelar
· 1 min de leitura