Novos equipamentos para melhorar trabalho

Há um ano liderando a pasta, secretário Décio Ramos de Lima afirma que um novo momento começa este mês, com a reversão de diversos problemas encontrados nos distritos de Passo Fundo

Por
· 6 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Estradas em boas condições para garantir o escoamento da produção é a principal reivindicação dos moradores dos distritos do interior de Passo Fundo. E essa é também uma das principais metas da Secretaria do Interior. A aquisição de novos equipamentos e a solicitação de aumento da verba destinada pelo orçamento municipal à secretaria são algumas das novidades que devem possibilitar a melhoria das condições no interior.

Com isso, reivindicações como a do produtor rural Dirnei Cassol, do distrito de São Roque, poderão entrar na pauta dos problemas a serem solucionados ou minimizados. "O que mais sentimos por aqui é a falta de uma patrulha agrícola. Quando a gente precisa de máquina para algum serviço, não sabe onde encontrar", comenta Cassol. Além disso, o agricultor reclama que nos quatro anos em que mora na propriedade, que é arrendada, nunca recebeu a visita de representantes da secretaria. Já o morador da localidade de Santo Antônio do Capinzal, João Parodi, lembra da necessidade de melhorar os acessos às propriedades e que fez inúmeros pedidos à secretaria para a realização do serviço.

"Estou completando um ano na Secretaria do Interior. Quando assumi, a secretaria encontrava-se, e ainda se encontra, só que hoje em uma situação bem melhor, com um problema muito sério de estrutura", comenta o secretário Décio Ramos de Lima. De acordo com ele, os equipamentos, as máquinas e os caminhões eram muito velhos, "com problemas permanentes de conserto. E além de serem poucos os equipamentos, eles estavam com a vida útil praticamente vencida" salienta.
Entretanto, a situação começou a mudar a partir deste mês, quando, por ocasião da Semana do Município, foram entregues novos equipamentos à secretaria. "Fomos contemplados com a aquisição de dois caminhões novos, truck, com capacidade para 10 a 12 toneladas cada um, uma escavadeira hidráulica que vai servir também à Secretaria de Obras, mas sob o comando da Secretaria do Interior, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um rolo compactador. Todos, equipamentos novos", destaca Lima. Com isso, o secretário acredita que "a partir de agora, vamos ter um novo momento, deslanchar mais, trabalhar com mais rapidez no atendimento às nossas comunidades do interior", projeta.

Estradas
A principal demanda das comunidades são as condições de trafegabilidade das estradas, o que tem sido também uma prioridade na secretaria. "Procuramos, até o momento, fazer com que a estradas tivessem escoamento normal, embora tenhamos algumas dificuldades. No ano passado tivemos muita chuva, além da situação dos equipamentos, e este ano não tem sido diferente. Mas acredito que as principais estradas estão em condições de trafegabilidade, especialmente as utilizadas pelo transporte escolar", argumenta o secretário.

Contudo, com os novos equipamentos, a ideia é melhorar as estradas para que, em vez de constantes reparos, necessitem apenas de trabalhos de conservação. "Com os equipamentos novos, com certeza vai ser um novo momento, em que a secretaria vai poder preparar melhor as estradas, com estrutura melhor para poder suportar o trânsito pesado que hoje recebe, com caminhões, carretas, máquinas pesadas. Se a estrada não estiver bem preparada, normalmente há problemas", ressalta.

Fiscalização
A existência de diversos abatedouros nos distritos também requer atenção especial da Secretaria do Interior, que é a responsável pela fiscalização dos produtos de origem animal. "Temos um pessoal que faz o trabalho de inspeção dos abatedouros, praticamente todos os dias. São entre oito e dez abatedouros que nós temos no interior do município em diversos distritos", afirma o secretário. Além disso, a fiscalização também é feita em feiras que oferecem esse tipo de produto, assim como os hortifrutigranjeiros, "para que esses produtos possam ser consumidos pela população com segurança", projeta Lima.

Atendimento veterinário
Garantir a saúde dos animais e proporcionar atendimento gratuito é outra preocupação. Para isso, é disponibilizado o atendimento veterinário no ambulatório do município. Esse trabalho é feito em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. "Procuramos auxiliar nas questões de doenças dos animais, inclusive com consultas com veterinário, para que os animais que estejam com problemas possam ser tratados, tanto os de pequeno como os de grande porte", comenta.

Distritos terão pavimentação asfáltica
Asfalto ligando o interior à cidade vai começar a se tornar realidade ainda este ano. Do total de cinco distritos, três tiveram projeto de pavimentação asfáltica aprovados pelo poder público municipal. Isso será possível por meio do convênio com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

"Esses distritos estão sendo, todos eles, acompanhados pela secretaria no sentido de que possamos ter equipamentos e dar condições de trafegabilidade às principais estradas e às vicinais", salienta Lima. O primeiro a ganhar asfalto será o de Bela Vista. "O processo de licitação deve ser autorizado em breve pelo prefeito. Será feito com recursos do BID e recursos próprios da prefeitura. Será pavimentado desde a ERS-324 até a sede do distrito de Bela Vista. São aproximadamente 3 quilômetros de estrada recebendo asfalto", destaca.

O segundo distrito a receber pavimentação, possivelmente no próximo ano, será o de São Roque. "Será feito o asfalto desde a perimetral sul até a sede do distrito, que perfaz entre 4 e 5 quilômetros de pavimentação", projeta o secretário. O terceiro distrito que teve o projeto aprovado é o de Bom Recreio, que terá asfalto no trajeto da linha do ônibus, desde a ERS-153 até a sede. "Esses são os projetos que nós temos preparados, já aprovados pelo poder público, e que vão dar, com certeza, um novo momento para os nossos distritos com a pavimentação até suas sedes", enfatiza.

Assistência

Além da infraestrutura, as comunidades do interior precisam de assistência, seja em financiamentos, convênios ou incentivos. Para isso, existe uma seção de projetos que, por intermédio da secretaria, busca financiamentos e parcerias com os governos federal e estadual que contemplem a agricultura e a pecuária. "Temos ainda convênio com a Emater, cujos técnicos dão assistência, com auxílio da própria Secretaria do Interior. Estamos desenvolvendo esse trabalho e incentivando a criação de novos aviários, de silos para armazenar grãos, inclusive para garantia de alimento para o gado leiteiro durante o inverno", salienta.

Plano de desenvolvimento
Os rumos da agricultura do município para os próximos dez anos são o que motivaram a confecção do Plano de Desenvolvimento Rural. "Encaminhamos ao prefeito, e ele à Câmara, um projeto que prevê a evolução para os próximos dez anos da agricultura, que é o Plano de Desenvolvimento Rural do município, que foi discutido no Conselho Municipal de Desenvolvimento", explica Lima.

Para a elaboração do plano, foram discutidas propostas com instituições, entidades, sindicatos e administração municipal. "Esse projeto prevê programas para os próximos anos. Isso, com certeza, vai melhorar muito as condições dos nossos distritos e das propriedades rurais", projeta Lima. Contudo, para que realmente aconteça o desenvolvimento e crescimento da área, a secretaria pretende contar com um percentual maior do orçamento municipal para o interior. "Colocar em execução o que está previsto no plano de desenvolvimento vai obrigar o município a investir mais na agricultura e melhorar o orçamento da Secretaria do Interior", avalia o secretário.

Acesso às propriedades

Junto à melhoria das estradas, está prevista a recuperação do acesso às propriedades. "A prefeitura, sempre que está trabalhando em um determinado local, tem como preocupação maior as estradas, que são obrigação do poder público, mas nós vamos, à medida que colocarmos essas estradas em condições, fazer o que sempre fizemos: estando no local, não tem por que não melhorarmos o acesso às propriedades, pois é por ali que os agricultores tiram os seus produtos e normalmente há dificuldade para chegar até as estradas principais para o escoamento da produção", completa.

Dessa forma, com melhores equipamentos e aumento no orçamento, existe a intenção de contemplar os produtores em outras melhorias. "Nós vamos, dentro do possível, atender a essa demanda por entendermos que se estivermos com as estradas em condições, o acesso às propriedades também deve ser melhorado", argumenta.

Ponte do Capinzal
Uma das antigas reivindicações da comunidade de Santo Antônio do Capinzal é a melhoria das condições da ponte. "Queremos incluir, para o próximo ano, o projeto de construção de uma ponte, porque, na verdade, o que temos ali é uma passagem feita com tubos e muito estreita, que não dá a vazão necessária nas grandes chuvas e traz perigo para quem passa pelo local", explica.
O objetivo é colocar a obra como prioritária para o orçamento do próximo ano. "Nossa previsão é para a construção de uma ponte em alvenaria, que resolveria definitivamente o problema. Além disso, eu sei que essa é uma reivindicação muito antiga da comunidade do Capinzal. Sabemos da necessidade, mas como os orçamentos sempre foram diminutos, isso trouxe uma série de dificuldades, mas queremos ver se colocamos a obra como prioridade para o próximo ano no orçamento", propõe Lima.

Gostou? Compartilhe