Após ter passado a ansiedade da gestação e do parto, é hora de cuidar do bebê. Nesse momento começam a surgir novos questionamentos, quanto ao aleitamento materno, a rejeição ao peito, e uma série de novas dúvidas, pois a criança já nasceu e depende da mãe. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Tio Hugo lançou o Projeto Anjinhos. Ele envolverá a equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde, mães e bebês com até um ano de idade. Os encontros acontecerão mensalmente com ações pautadas no cuidado pós-natal.
No primeiro encontro realizado na última terça-feira, a coordenadora do projeto, a técnica em enfermagem, Leda Nicolodi Eilert, passou orientações sobre o funcionamento e o andamento das atividades. "A cada encontro dois profissionais da unidade básica fará suas colocações, de modo que a cada dia a mãe tenha mais segurança com o recém-nascido até completar um ano de idade" enfatiza. Ela ressalta que os encontros também serão o momento de trocar experiências.
Atualmente, 19 mães e bebês de zero a um ano participam do projeto, que é inovador na região. Além desta atividade, o município continua com o grupo "Gestante Assistida", com encontros quinzenais, que visam proporcionar às futuras mães maior conforto e segurança durante a gestação, promover a redução da ansiedade e do medo em relação ao parto, a anestesia e outros procedimentos médicos e de enfermagem. O projeto oportuniza ainda às gestantes a possibilidade de estabelecer laços afetivos entre pais e filhos.
Projeto Anjinhos inicia atividades
· 1 min de leitura