Informações sobre citricultura orgânica foram passadas em tarde de campo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a finalidade de orientar os produtores de citros sobre as práticas de manejo de pomares, visando á produção orgânica, a Emater de Frederico Westphalen promoveu, na quarta-feira (18), uma tarde de campo sobre citros na propriedade de Benjamin Rocha, na Linha Alto Castelinho. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e contou com a participação de 30 agricultores.

De acordo com o agrônomo da Emater, Gaspar Scheid, durante a tarde de campo os extensionistas falaram sobre o uso de produtos indicados e tolerados pelas certificadoras dos produtos orgânicos no controle de pragas e doenças. Também houve um espaço para troca de experiências entre técnicos e produtores sobre manejo, poda, adubação e aplicação correta de caldas nos pomares.

Na avaliação dos promotores, essas informações são de grande importância para a citricultura do município tendo em vista a necessidade de controle de pragas como os ácaros e a pinta preta, que provocam a queda prematura e diminuem valor comercial das frutas. "Considerando que as frutas possam ser colhidas na época adequada de maturação, quando há uma valorização comercial para o mercado in natura, o preço da fruta é mais alto", explica Scheid. Segundo ele, a melhor remuneração viabiliza a atividade. Além disso, o agrônomo acredita que a produção orgânica dos frutos possibilita a abertura de novos mercados para os agricultores. Hoje, em Frederico Westphalen, há cerca de 150 hectares cultivados com citros e 45 produtores na atividade.

Gostou? Compartilhe