Os alunos que integram o Grêmio Estudantil dos Técnicos em Agropecuária do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (GETACS), com o apoio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas, realizaram o I Seminário Tendências, Perspectivas e Expectativas do Agronegócio, no dia 24 de agosto, no auditório do Campus Sertão.
A busca por novos conhecimentos no setor do agronegócio foi que motivou o gerente administrativo da agência da Sicredi de Getúlio Vargas, Carlos Augusto Braga, a participar do evento. As projeções de mercado foram os dados que mais lhe chamaram a atenção. “O seminário teve palestras muito interessantes. Por ser o primeiro, os organizadores estão de parabéns”, disse.
O estudante do terceiro ano curso Técnico em Agropecuária, Jorge Piassa, revelou que o seminário superou suas expectativas. “Todas as palestras foram muito bem escolhidas”, reforçou.
Para o acadêmico do curso de Agronomia do campus, Matias Leocádio Bruinsma, as palestras foram proveitosas e atrativas. “Apesar de adquirirmos o conhecimento em sala de aula, essa vivência do dia-a-dia da produção, que a gente tem contato em palestras e em eventos como este, é fundamental para nossa formação. É através dos exemplos apresentados que podemos constatar a empregabilidade dos conceitos”, avaliou.
Organização
Toda organização do evento, desde o contato com os palestrantes até a elaboração dos materiais de divulgação, foi dos próprios alunos, que se dedicaram durante semanas para que tudo ocorresse conforme o planejado. Conforme a professora coordenadora do GETACS, Cassiana Grigoletto, os alunos não mediram esforços para a realização do seminário e assumiram o desafio com muita responsabilidade. Partiu dos alunos, também, a iniciativa de fazer a transmissão on line do seminário para que os colegas do Campus Bento Gonçalves pudessem acompanhar o evento.
O presidente do GETACS, Fernando Costela, destacou que o Seminário é resultado de um trabalho conjunto de todos os integrantes do Grêmio, com apoio de diversas entidades, especialmente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas. “Procuramos filtrar e trazer ao seminário os melhores palestrantes da área, disponíveis nesta data, por isso o nível das palestras foi muito bom”, destacou. Para ele é importante que os alunos dêem continuidade ao trabalho nos próximos anos.