A produção de mel teve neste ano uma queda de aproximadamente 30% na região. A diminuição da oferta e o aumento pela procura nesta época do ano também fizeram subir o preço do produto. Diversos fatores influenciaram na produtividade, entre eles a diminuição dos enxames e fatores climáticos.
Em Marau a queda na produção foi de 25%. Conforme o técnico da Emater do município, Hélio José Rissardo, a estimativa inicial de colher 8 toneladas não se confirmou. O município tem 45 apicultores e já chegou a colher 15 toneladas de mel em alguns anos. "Acreditamos em dois fatores principais: o clima e a mortandade de abelhas e enfraquecimento dos enxames", justifica. De acordo com ele ainda não foi possível diagnosticar a causa da mortandade, mas existe a possibilidade de que o uso de agrotóxicos esteja associado. No município o quilo do produto é de R$ 8 na venda direta ao consumidor.
Passo Fundo
De acordo com o técnico da Emater municipal, Ademir Trombetta, a safra de mel teve que quebra de 30%. Ele destaca que uma série de fatores foi responsável pela diminuição da produção, entre eles a doenças, chuva excessiva e a diminuição das floradas. "Essa queda se refletiu no preço do mel que teve um aumento de 20%", pontua. Passo fundo tem cerca de 50 produtores e produziu aproximadamente 20 toneladas que abastecem a cidade, mas não suprem toda a demanda. O valor do quilo do mel gira em torno de R$ 10.