Nesta sexta-feira será dia de debater e obter informações sobre a produção de leite, no município de Vila Maria. A oportunidade será no 3º Seminário sobre a Atividade Leiteira, que acontecerá no auditório municipal a partir das 14h. O evento está sendo promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura e conta com o apoio das cooperativas Santa Clara, Piá e Coagrisol, Laticínios Bom Gosto, Promilk Agropecuária e Laticínios, Banco do Brasil, Conselho Municipal de Desenvolvimento de Vila Maria e Câmara de Vereadores.
A primeira palestra será com o veterinário e professor da Universidade de Passo Fundo - UPF, Carlos Bondan, sobre a qualidade do leite. Após, o agrônomo e também professor da UPF, Vilson Antônio Klein, faz palestra sobre manejo e manutenção das ordenhadeiras. Ao final do evento haverá degustação de produtos lácteos, bem como o sorteio de uma novilha.
De acordo com o agrônomo e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Vila Maria, Luiz Otávio Rodrigues, o Seminário se propõe a levar informações aos produtores do município, com o intuito de melhorar a qualidade do leite produzido. Segundo Rodrigues, a produção média do município é de 20 milhões de litros/ano. A atividade é desenvolvida por 496 famílias.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, são 28.775 estabelecimentos agropecuários que desenvolvem a atividade leiteira e têm uma produção total diária de mais de 1,8 milhão de litros. Em todo o Rio Grande do Sul o leite é produzido em 205.158 estabelecimentos.