Amaja presente em mobilização

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) esteve em Brasília, nos dias 17 e 18 de agosto, participando da mobilização promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) pela regulamentação, pela Câmara dos Deputados, da Emenda 29, que trata da saúde. A comitiva da Amaja, formada por 20 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores, foi liderada pelo seu vice-presidente e prefeito do Salto do Jacuí, Ilton Larri Costa.

Os prefeitos brasileiros se reuniram na capital federal sem obter o resultado esperado, uma vez que não houve entendimento entre os líderes de bancadas e o líder do governo na Câmara, para a inclusão da matéria na pauta. Com isso os Municípios, que estão assumindo o pagamento de despesas que seriam de obrigação da União, ficarão aguardando mais um tempo para esta regulamentação, continuando assim a custear grandes despesas que não são suas.

O vice-presidente da Amaja e prefeito do Salto do Jacuí, Ilton Larri Costa, disse que o movimento municipalista deu uma parada momentânea e que tão logo as coisas voltem ao normal em Brasília, os prefeitos retornarão a fim de buscar um direito que é dos municípios em favor de suas comunidades, de seu povo. “Nós não podemos mais suportar esta pesada carga, que está nos sufocando. É preciso que a Câmara olhe para todo o País e veja que nós, os prefeitos, estamos apenas lutando por algo que é mais do que justo e certo. Estamos fazendo isso para o nosso povo que é quem mais importa. De outra forma o movimento não perderá força e desde já estamos nos mobilizando para muito em breve voltarmos à Brasília para pedir a regulamentação da Emenda 29. Se ela não sair neste ano sairá em 2011”, disse.


Gostou? Compartilhe