O município de Ernestina dá a largada para um evento gastronômico regional, promovido pelo Fórum da Microrregião Cultura e Tradição. Nesta sexta-feira, 27 de agosto, das 16h às 20h, acontece a Maratona Gastronômica de Ernestina, na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Corrêa. O evento tem como finalidade a divulgação e valorização da gastronomia regional, o aprimoramento de técnicas gastronômicas e a divulgação do prato típico do município.
Estão inscritos para concorrer 10 pratos: entreverado campeiro, salada alemã, peixe assado, torte potem, rosca de polvilho, broa, bejú, lasanha, galinhada e mondongo. A preparação inicia às 16h e poderá ser acompanhada pelo público e corpo de jurados. Fazem parte da comissão julgadora a professora da UPF Sônia De Cesaro, o tradicionalista Orlei Carames, a representante da Emater Luciana Maria Gobbi, o representante da Acipae Gilmar Luis Dapper e o jornalista João Altair. A coordenação da atividade está sob responsabilidade da coordenadora do Fórum de Cultura e Tradição, Munira Awad, da UPF.
De acordo com Munira, o concurso nos municípios antecede o festival regional, no final do ano, onde será escolhido o prato regional. "Primeiramente faremos o evento em cada município pertencente ao Fórum da Microrregião Cultura e Tradição. Após, os pratos típicos escolhidos em cada município concorrerão ao prato regional num grande evento em Passo Fundo", explica.
Além da preparação e escolha dos pratos, os presentes à Maratona Gastronômica de Ernestina poderão acompanhar palestra sobre Turismo - ações do fórum e perspectivas, uma breve apresentação do Roteiro Caminhos do Lazer e da Hospitalidade de Ernestina e a proposta de um turismo pedagógico. A exposição será feita pela professora Ângela Maria da Silva de Oliveira, coordenadora do Museu Municipal de Ernestina e coordenadora de Turismo do município.
Fazem parte da comissão organizadora da Maratona o presidente do Conselho Municipal do Turismo Antonio Carlos D. Graeff, a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo Sueli Penz, a coordenadora de Turismo Angela Maria da Silva de Oliveira e a extensionista da Emater Rosane Treviso.
Regulamento
O concurso é aberto a profissionais e amadores, que se apresentarão para um júri que avaliará os seguintes itens: apresentação pessoal, uniforme completo; técnicas de manipulação e habilidade, desempenho e criatividade, cor, textura, aparência, odor e sabor da receita. A participação fica restrita a moradores com residência fixa nas cidades em que ocorrerão as Maratonas e cada concorrente terá uma hora para preparar sua receita e mais 20 minutos para a apresentação final.
O Fórum
O Fórum da Microrregião Cultura e Tradição é o órgão consultivo e deliberativo para fomentar o desenvolvimento do turismo regional, do qual fazem parte os seguintes municípios e entidades: UPF, Acisa-PF, Prefeitura de Almirante Tamandaré do Sul, Assecor-PF, Prefeitura de Coqueiros do Sul, Prefeitura de Coxilha, Prefeitura de Ernestina, Prefeitura de Passo Fundo/Funzoctur, Prefeitura de Mato Castelhano, Prefeitura de Pontão, Prefeitura de Ronda Alta, Prefeitura de Rondinha, Prefeitura de Sarandi, Prefeitura de Sertão, Sistema S -SESC, Sistema S - SENAC, Sindicato dos Hotéis Bares Restaurantes e Similares-PF, Fazenda Tropeiro Camponês (iniciativa privada), Guia Fácil Tur (iniciativa privada).