Entreverado Campeiro é eleito prato típico de Ernestina

Concurso gastronômico integra Maratona Gastronômica do Fórum Microrregião Cultura e Tradição

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de Ernestina elegeu no último final de semana o Entreverado Campeiro como prato típico da cidade. O concurso integra a Maratona Gastronômica promovida pelo Fórum da Microrregião Cultura e Tradição que já tem outras seletivas agendadas. A próxima acontece no dia 18 de setembro, em Pontão. A final acontece em Passo Fundo, no Festival Gastronômico, onde as receitas escolhidas em cada município concorrem ao prato típico da região. O prato vencedor em Ernestina concorreu com o pão colorido de mandioca, segundo colocado; a galinhada, terceiro lugar; e ainda a salada alemã, o peixe assado, a rosca de polvilho e a broa de polvilho doce.

Cada competidor teve uma hora para preparar a receita e mais 20 minutos para a apresentação final aos jurados: a professora da UPF Sônia De Cesaro, o tradicionalista Orlei Carames, a representante da Emater Luciana Maria Gobbi, o representante da Acipae Cenita Franck e o radialista João Altair.

O público pôde acompanhar a atividade, coordenada pela representante da UPF, Munira Awad, que também é coordenadora do Fórum da Microrregião Cultura e Tradição. "A intenção do Fórum é de que no futuro possamos criar uma rota gastronômica, já que os indicadores mundiais dão conta de que o turismo faz parte da sustentabilidade econômica dos municípios", argumentou Munira, ao justificar o trabalho.

Receita campeã
Resgatar a importância do alimento, do amor pela terra e a redescoberta dos sabores não industrializados foi a proposta da vencedora do concurso, Maria Osmilda Souza Leite. "Pensei essa receita com muito amor, em ser criativa porque hoje as pessoas se alimentam muito mal, não tem tempo de saborear os alimentos. Que o entreverado seja o símbolo de uma comunidade", afirmou, enfatizando que compartilhava o prêmio com todas as pessoas que acreditaram no concurso.
A Maratona Gastronômica tem como finalidade a divulgação e valorização da gastronomia regional e o aprimoramento de técnicas gastronômicas, além da escolha do prato típico. O concurso é aberto a profissionais e amadores, avaliados em relação aos seguintes itens: apresentação pessoal, uniforme completo; técnicas de manipulação e habilidade, desempenho e criatividade, cor, textura, aparência, odor, sabor da receita e história do prato.

Próximas seletivas
Pontão: dia 18 de setembro
Sarandi: dia 6 de novembro
Rondinha: dia 19 de novembro
Ronda Alta, Almirante Tamandaré e Passo Fundo: em agendamento

Gostou? Compartilhe