Abertura Nacional da Safra da Canola se aproxima

Cultura do grão será tema de tarde de campo em Centenário, no próximo dia 14

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Abertura Nacional da Safra de Canola acontece no próximo dia 21, a partir das 12h30min, na Agropecuária Ireneu Antônio Vian, no município de Colorado. Na mesma data será realizado um “Dia de Campo da Cultura da Canola”. Na atividade será possível conhecer as novidades, técnicas de cultivo e manejo de colheita. Ainda haverá a dinâmica com a plataforma de corte e enleiramento e tendas técnicas.

Esse é o segundo ano que acontece a abertura mostrando o crescimento da cultura no Rio Grande do Sul. De acordo com o coordenador do Departamento de Fomento da BSBios, Fábio Júnior Benin, a cultura já está consolidada e tende somente a crescer. “Ano a ano está acontecendo um crescimento gradativo da área de plantio, em 2007 eram apenas 3500 ha, 2008 foram 7000 ha, 2009 haviam 10000 ha plantados e chegamos a 2010 com 15000 ha distribuídos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para nós isso demonstra que a Canola está conquistando o mercado, principalmente, por ser uma cultura que tem liquidez, garantia de comercialização, usar a mesma tecnologia empregada na soja e no milho e ser uma ótima opção como rotação de cultura”, afirmou Benin.

A Abertura da Safra Nacional da Canola é uma realização da BSBIOS, Produfort, Cotrijal, Embrapa-Trigo, Sindicato Rural de Colorado e Emater, com apoio do Banco do Brasil, Grupo DRS Biocombustíveis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colorado, ACICOL, UPF, Prefeitura de Colorado e Banrisul e patrocínio da John Deere concessionária Castelmaq, Sicredi e Kuhn. Entrada Franca. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 2103-7144.
 
Tarde de Campo

 
No dia 15 de setembro, o município de Centenário também receberá uma atividade voltada para a cultura da Canola. A “Tarde de Campo” é promovida pela  BSBios, Emater e Cotrel. Na ocasião haverá um debate sobre manejo da cultura da canola, custo de produção e perspectivas de mercado e recebimento e classificação do grão.
Essa será uma oportunidade de se analisar mais uma opção de produção e cobertura de solo no inverno com excelente perspectiva de renda e liquidez de mercado. A atividade acontece em 15 de setembro, na lavoura Sr. Antonio Wuikoski, na Linha Três Barras, município de Centenário, a partir das 13h30min. Em caso de chuva os debates ocorrerão na capela da comunidade de Três Barras – Centenário.

Gostou? Compartilhe