Redação ON
As chuvas e o tempo úmido da última semana foram benéficos para as lavouras da região. Embora a umidade favoreça o aparecimento de doenças fúngicas, ela é essencial para o desenvolvimento das espigas do trigo e para a implantação das lavouras de milho. Para a canola, que está em fase final de enchimento de grão e terá a safra nacional iniciada na próxima terça-feira (21), em Colorado, as chuvas dos últimos dias permitiram que ela fechasse o ciclo sem deficiência hídrica.
Trigo
Para lavouras de trigo que estão em fase de espigamento, a umidade é essencial para o enchimento dos grãos. Conforme o gerente regional Oriberto Adami, o agricultor deve ficar atento para o surgimento de doenças fúngicas. "A umidade e o calor favorecem o surgimento de fungos, principalmente a ferrugem. Com essas condições é o momento ideal para se fazer a segunda aplicação de defensores específicos", esclarece. Algumas lavouras já haviam apresentado sinais da doença que não deverão prejudicar a safra. Com o tempo seco a preocupação era o aparecimento de pulgões no campo. "As lavouras estão com bom potencial produtivo. Se tudo ocorrer conforme está previsto, será uma safra alta com potencial até superior ao ano passado", prevê.
Conforme o Informativo Conjuntural da Emater, as atuais fases de desenvolvimento do trigo se apresentam com a floração alcançando os 29%. Essa fase é mais sensível em relação ao clima e preocupa os triticultores, pois ainda resta 56% da área em desenvolvimento vegetativo. No mercado internacional, o preço do trigo tem tido cotação elevada, em razão da quebra da safra da Rússia. No Estado os valores não acompanham o mercado externo e continuam aquém do almejado pelos agricultores. Nesta semana, o preço médio da saca de 60 quilos teve queda de 0,19%, baixando o valor para R$ 21,54.
Milho
Adami pontua que o tempo chuvoso da última semana foi ideal para propiciar as condições de início do plantio do milho. A implantação das lavouras está em fase inicial, com cerca de 30% de área plantada. Novamente, nesta semana, o preço médio estadual da saca teve aumento. Conforme o levantamento semanal de preços da Emater, o valor ficou em R$ 18,43, aumento de 3,30% em relação ao período anterior, mas mantendo, ainda, uma defasagem de 6,44% em relação à média histórica.
Canola
Conforme o engenheiro agrônomo e coordenador do departamento de fomento da BSBios, Fabio Benin, as lavouras de canola estão na fase final de desenvolvimento e enchimento de grãos, sendo que os manejos de colheita devem iniciar no final de setembro. As áreas vêm se desenvolvendo bem, com expectativas de produtividades acima das registradas na safra 2009. "Com este último período de chuvas registrado, não houve impactos negativos sobre a cultura, visto a mesma estar nesta fase final de desenvolvimento, pelo contrário, estas chuvas permitirão a cultura findar seu ciclo sem períodos de deficiência hídrica", observa. A partir de agora acontecem os preparativos dos produtores para colheita das áreas. A colheita deverá se estender do final de setembro até a primeira quinzena de novembro. "As semeaduras também transcorreram em um número de dias semelhante a este em toda a região de atuação da BSBios, que engloba mais de 60 municípios da região norte, nordeste e noroeste do RS, com um total de 15 mil hectares de área cultivada", finaliza. No próximo dia 21 acontece a Abertura Nacional da Safra de Canola 2010, em Colorado. Na oportunidade será realizado um dia de campo na Agropecuária Ireneu Antônio Vian.