Emater faz resgate histórico sobre Berço das Águas

Estação da Emater apresenta o berço de quatro sub-bacias hidrográficas do Estado: Alto Jacuí, Apuaê-Inhandava, Passo Fundo e Taquari-Antas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Comunidade de Povinho Velho, localizada entre os municípios de Passo Fundo e Mato Castelhano, é o berço de quatro sub-bacias hidrográficas do Estado, que são do Alto Jacuí, Apuaê-Inhandava, Passo Fundo e Taquari-Antas. Quem tiver o interesse em visualizar o Berço das Águas, pode visitar a estação que a Emater/RS-Ascar apresenta na Agrotecno Leite. Por meio de uma maquete ambiental os visitantes podem conferir esse trabalho e ainda receber uma aula que promove um resgate histórico - a Comunidade, em 1632 houve a chegada das Reduções Jesuíticas de Santa Tereza, depois disso, com o desenvolvimento, deu origem a Passo Fundo.

De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, essas quatro sub-bacias abastecem e são responsáveis diretas pelo desenvolvimento de 61% dos municípios gaúchos, 302 dos 496 municípios. "O Berço das Águas é uma área estratégica para toda a bacia hidrográfica do Estado. Essas águas percorrem mais da metade do território gaúcho, por isso a importância de manter a qualidade da água. Estamos focando a importância da mata ciliar, a reserva legal das propriedades em especial e a preservação dos banhados", finaliza.

Gostou? Compartilhe