Acadêmicos da UPF estudam aves silvestres na Estação Ecológica de Aracuri

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Estação Ecológica de Aracuri, em Muitos Capões, serviu de ambiente de estudo das aves silvestres pelo curso de especialização em Biologia da Conservação da Natureza mantido pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF). Durante três dias, no final do mês de setembro, os alunos da pós-graduação aprenderam e aplicaram diferentes técnicas para o estudo das aves silvestres, contemplando a identificação da vocalização das aves, observação direta e procedimentos para captura e marcação da avifauna.

Os alunos receberam orientações e acompanhamento da professora Dr. Nêmora Pauletti Prestes, da disciplina de Ecologia, Diversidade e Conservação de Aves, investigando os diferentes ambientes vegetacionais em uma área de 270 hectares protegidos.

Com apoio do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade, através de seu gestor Agenor Gedoz, os alunos da UPF puderam capacitar-se para trabalhos futuros que envolvam a identificação e a conservação da comunidade de aves silvestres. O curso de pós-graduação em Biologia da Conservação da Natureza busca capacitar técnicos para atuarem na gestão e conservação da biodiversidade, desenvolvendo e aplicando estratégias para a conservação de espécies ameaçadas, também qualificando pessoas para atuarem na condução de unidades de conservação.

A Estação Ecológica de Aracuri, no município de Muitos Capões, foi uma das primeiras unidades de conservação da natureza desta categoria criadas no Brasil, fato que ocorreu no ano de 1981. Essa modalidade de área natural protegida prioriza apoiar atividades de pesquisa e educação ambiental, não sendo possível sua visitação em atividades de turismo.
A criação da Estação Ecológica de Aracuri representa uma das primeiras ações específicas do poder público federal na conservação de uma espécie ameaçada, uma vez que os ambientes de florestas com araucárias serviam de dormitório para o papagaio-charão. Atualmente a estação ecológica já não reúne bandos tão numerosos dessa ave pesquisada pela UPF, através do Projeto Charão, mas abriga cerca de um quinto de todas as aves registradas para o Rio Grande do Sul. Aracuri também é importante na conservação de mamíferos como o puma, bugio ruivo, cutia, capivara, graxaim e gato mourisco.

Gostou? Compartilhe