Coxilha é o próximo município a sediar a Maratona Gastronômica

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Maratona Gastronômica, promovida pelo Fórum da Microrregião Cultura e Tradição, chega nesta semana a Coxilha. Na sexta-feira, 15 de outubro, a partir das 10h, a comunidade estará mobilizada para conhecer o prato típico do município. As atividades acontecem na Escola Estadual Visconde de Araguaia e iniciam mais cedo, com a preparação dos alimentos que após serão julgados por uma comissão. O evento gastronômico faz parte de uma programação maior, que já teve disputa em Ernestina e Pontão e ainda vai passar por outros municípios até o final de novembro. A grande final deve acontecer no início do próximo ano, em Passo Fundo, no Festival Gastronômico, onde as receitas escolhidas em cada município concorrem ao prato típico da região.

Vários municípios já têm agendada a sua maratona para o final de outubro e o próximo mês: 29 de outubro em Sarandi; 5 de novembro em Ronda Alta; 12 de novembro em Almirante Tamandaré do Sul; dia 19 de novembro em Rondinha; e para encerrar a primeira etapa, a competição chega a Passo Fundo no dia 25 de novembro.

A iniciativa nasceu com a finalidade de valorizar a gastronomia regional, aprimorar técnicas gastronômicas e divulgar o prato típico. Em Coxilha estão inscritos 12 pratos para a competição. A coordenação da atividade está sob responsabilidade da coordenadora do Fórum de Cultura e Tradição, Munira Awad, da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O concurso é aberto a profissionais e amadores, que se apresentarão para um júri que avaliará os seguintes itens: apresentação pessoal, uniforme completo; técnicas de manipulação e habilidade, desempenho e criatividade, cor, textura, aparência, odor e sabor da receita. A participação fica restrita a moradores com residência fixa nas cidades em que ocorrerão as Maratonas e cada concorrente terá uma hora para preparar sua receita e mais 20 minutos para a apresentação final.

O Fórum
O Fórum da Microrregião Cultura e Tradição é o órgão consultivo e deliberativo para fomentar o desenvolvimento do turismo regional, do qual fazem parte os seguintes municípios e entidades: UPF, Acisa-PF, Prefeitura de Almirante Tamandaré do Sul, Assecor-PF, Prefeitura de Coqueiros do Sul, Prefeitura de Coxilha, Prefeitura de Ernestina, Prefeitura de Passo Fundo/Funzoctur, Prefeitura de Mato Castelhano, Prefeitura de Pontão, Prefeitura de Ronda Alta, Prefeitura de Rondinha, Prefeitura de Sarandi, Prefeitura de Sertão, Sistema S –SESC, Sistema S – SENAC, Sindicato dos Hotéis Bares Restaurantes e Similares-PF, Fazenda Tropeiro Camponês (iniciativa privada), Guia Fácil Tur (iniciativa privada).

Gostou? Compartilhe