Descarte correto de medicamentos é orientado na região

Municípios de Passo Fundo e Marau integram projeto que promove ações de conscientização desde 2006

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O descarte correto de medicamentos vencidos ou inutilizáveis. Esse é o foco do projeto de extensão “Uso Racional e Descarte dos Medicamentos: Uma Proposta Educacional Ecologicamente Sustentável” desenvolvido numa parceria entre os cursos de Química e Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF). Desde 2006, o projeto promove ações de conscientização nas comunidades dos municípios de Passo Fundo e Marau.

No Brasil, o medicamento como resíduo doméstico, não recebe tratamento adequado quanto ao descarte e destinação final. Atitudes que promovam uso racional, recolhimento correto, esclarecimento e conscientização sobre descarte, devem ser trabalhadas junto às comunidades. A proposta desenvolvida na UPF propõe estratégias de educação continuada em saúde e meio ambiente, abordando uso, descarte e destino final de medicamentos.

Divulgação
No último dia 8 de outubro, o projeto foi apresentado no XI Salão de Extensão, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. As acadêmicas Juliana Deboni, do curso de Farmácia, e Cassiele do Nascimento, do curso de Química, acompanhadas pela professora Mariza Casagrande Cervi, apresentaram o projeto.
As estudantes ficaram satisfeitas com a aprovação da comunidade externa que prestigiou o projeto. “Participando desta exposição, conseguimos confirmar como são importante os trabalhos de extensão desenvolvidos pelas universidades para a comunidade. Há uma troca de experiências entre os acadêmicos, professores e a sociedade, sendo uma forma de levarmos nosso conhecimento para fora dos limites das instituições educadoras, trazendo qualidade de vida para todos” explicou Cassiele.

Gostou? Compartilhe