Maratona elege Ovelha Atolada como prato de Coxilha

Inscrições já estão abertas para seletiva de Passo Fundo, que acontece no dia 25

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Coxilha elegeu, no último dia 15 de outubro, durante a Maratona Gastronômica, o prato típico do município. Entre 11 concorrentes, a Ovelha Atolada foi o grande vencedor. A competição, promovida pelo Fórum da Microrregião Cultura e Tradição, é composta por eliminatórias municipais. Os pratos escolhidos em cada município vão concorrer no início de 2011, no Festival Gastronômico, ao prato típico da região, em Passo Fundo.

Escola Estadual Visconde de Araguaia de Coxilha ficou movimentada durante a atividade. Salete de Bonna Crespi, responsável por cozinhar a Ovelha Atolada, explicou a história da receita, que segundo ela, surgiu com a passagem dos tropeiros e viajantes pela região do Planalto Médio. Na época, as pousadas serviam a Ovelha Atolada, por ser a carne de ovelha abundante, assim como a mandioca. A comissão julgadora escolheu também o segundo colocado, que foi o Repolho Recheado, feito por Rosane Maria Bassegio Crespi. Em terceiro lugar ficou o prato Carne Suína com Quirerinha, de Maria Eunice Garcia.

Durante toda a manhã, os 11 concorrentes se apresentaram ao um júri, que avaliou os seguintes itens: apresentação pessoal, uniforme completo; técnicas de manipulação e habilidade, desempenho e criatividade, cor, textura, aparência, odor e sabor da receita. Em todas as maratonas, a participação fica restrita a moradores com residência fixa nas cidades em que ocorrem as eliminatórias e cada concorrente tem uma hora para preparar sua receita e mais 20 minutos para a apresentação final.

Além dos vencedores, foram apresentados os seguintes pratos: macarrão com salame; moranga recheada com salame; quibebe com molho de frango caipira; costela ovina com farofa; matambre recheado; feijoada; frango colonial assado e recheado; e tortei com recheio de moranga.

Vários municípios já têm agendada a sua maratona para o final de outubro e o próximo mês: 29 de outubro em Sarandi; 5 de novembro em Ronda Alta; 12 de novembro em Almirante Tamandaré do Sul; dia 19 de novembro em Rondinha; e para encerrar a primeira etapa, a competição chega a Passo Fundo no dia 25 de novembro.

A iniciativa nasceu com a finalidade de valorizar a gastronomia regional, aprimorar técnicas gastronômicas e divulgar o prato típico. A coordenação da atividade está sob responsabilidade da coordenadora do Fórum de Cultura e Tradição, Munira Awad, da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Maratona em Passo Fundo
Para a Maratona Gastronômica de Passo Fundo as inscrições já estão abertas e devem ser feitas até 10 de novembro, junto à Divisão de Extensão da UPF, Campus I, nos horários das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Os participantes deverão escolher um pseudônimo criativo, que servirá para garantir o sigilo da autoria dos pratos na etapa de pré-seleção das receitas. Mais informações pelos telefones (54) 3316-8371 ou 3316-8396, e no Regulamento do Concurso disponível no site www.upf.br, no link editais.

Gostou? Compartilhe