Leonardo Andreoli/ON
As obras de restauração da ERS-324 e ERS-129 tiveram o ritmo reduzido nos últimos meses em função da falta de material. As duas obras, contempladas na mesma licitação só terão continuidade, mesmo na troca de governo do Estado, se houver material. A refinaria do estado que fornece a manta asfáltica não consegue suprir a demanda em andamento do DAER e do DNIT.
O engenheiro responsável pelas obras, Fabiano de Oliveira Pereira, explica que para cada contrato seriam necessárias cerca de três cargas de asfalto por dia. “No entanto, estamos recebendo três por semana. A quantidade produzida não é suficiente para atender a demanda. Temos muitas obras no Estado, não só do DAER, mas também do DNIT. Até estavam comprando no Paraná para tentar diminuir a falta de produto”, explica. A falta de material fez com que o ritmo de desenvolvimento das obras fosse diminuído. “Até o final do ano estamos com cotas mensais para as obras porque não podemos deixar dívidas para o próximo governo. A Secretaria da Fazenda nos libera por mês. Tudo que está em obra e não vai ser concluído até o final do ano já está previsto no orçamento de 2011”, garante.
Passo Fundo – Marau
A recuperação do trecho da ERS-324 entre Passo Fundo e Marau está praticamente concluída. Oliveira explica que os três quilômetros que faltavam ser restaurados na curva do estão em fase final.
Vila Maria – Casca
A rodovia que liga Casca a Vila Maria foi restaurada há cerca um ano e quatro meses. Mesmo assim a quantidade de buracos que existem no local tem preocupado os motoristas. Pereira explica que a empresa responsável pela obra já foi notificada dos defeitos. “Ela deve fazer a recuperação desses locais onde surgiram os defeitos, para que a gente possa fazer o recebimento da obra, que até hoje não foi recebida. Enquanto eles não consertarem, não vamos recebe a obra, nem liberar o calção”, pontua. Quando uma empresa fecha um contrato com o DAER ela entrega um valor como garantia do serviço, que só é devolvido quando o trabalho estiver concluído.
“Na semana passada entramos em contato com a empresa e ela disse que no mês de outubro fará a recuperação. Esperamos que nessa semana, no máximo, eles montem uma equipe para trabalhar no local”, estima o engenheiro. Na época, mais de 200 quilômetros de rodovia foram restaurados e apenas nesse trecho apareceram defeitos.
Trevo
A falta de sinalização de um trevo construído recentemente em Vila Maria deixa em alerta quem trafega pelo local, principalmente à noite. “A obra foi licitada em dois lotes. O primeiro para construção do trevo, e o segundo para a sinalização. Já pedimos para a diretoria do DAER liberar o contrato da sinalização para podermos instalar a sinalização. Já está licitado só é necessária a ordem de início do serviço. Dependemos da liberação do recurso feito pela diretoria do DAER junto com a Secretaria da Fazenda”, esclarece Pereira. Segundo ele, tão logo saia a ordem de serviço, a sinalização será instalada no local.
Casca – Guaporé
A falta de material também atrasou a recuperação da ERS-129, entre Casca e Guaporé. Parte da estrada já foi recuperada, no entanto, as obras pararam em Serafina Corrêa. “O material asfáltico é insuficiente para mantermos todas as obras em andamento. Então para não abrirmos o trecho e deixarmos ele aberto sem fazer a capa, priorizamos alguns locais”, justifica. O trecho priorizado é o da ERS-324, que faz parte do mesmo contrato. Assim que essa parte estiver concluída ele retornarão a ERS-129 para concluir a colocação da nova camada de pavimentação e a sinalização horizontal.