Inicia licitação de unidade urbana do IFRS Sertão
Unidade urbana do instituto sediará cursos que não são da área agrícola e zootécnica. Área total a ser construída é de 3,3 mil metros quadrados.
Está autorizado o início do processo licitatório para a construção da unidade urbana do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Sertão. A diretora-geral do campus, Viviane Silva Ramos, já tem a Certidão de Disponibilidade Orçamentária no valor de R$ 3.628.681 para a construção do novo prédio. Ela esteve no Ministério da Educação acompanhada da reitora Claudia Schiedeck de Souza para solicitar o documento.
A certidão autoriza a abertura do processo licitatório, que deve ser realizado ainda em 2010. O edital será publicado até a próxima semana. Com a conclusão da licitação em 2010, a obra tem previsão de início em 2011. “O documento que precisávamos para realizar o processo licitatório está garantido, mas ficamos apreensivos por 2010 ser um ano de eleições. Teremos um novo presidente em 2011 e, apesar de termos em mãos esta Certidão de Disponibilidade Orçamentária, qualquer mudança na política educacional, poderá influenciar na liberação dos recursos”, pondera a diretora.
O projeto arquitetônico e de engenharia, feitos pela equipe de engenharia contratada pelo campus, já está concluído e o terreno doado pelo município está sem entulhos, pronto para receber a terraplanagem. A área fica localizada onde funcionava a Secretaria Municipal de Obras. Na unidade urbana, funcionarão os cursos que não são da área agrícola e zootécnica. A área total a ser construída é de 3.340,42 m².
Novo curso superior
No próximo ano também será oferecido um novo curso de nível superior no campus: Tecnologia em Alimentos. O curso obteve a aprovação do Conselho Superior do IFRS no dia 26 de outubro de 2010. Serão disponibilizadas 30 vagas. O curso funcionará no período noturno. O ingresso é anual. Ao menos parte das vagas será preenchida através da utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A realização de um processo seletivo específico também não está descartada.
O curso formará profissionais e cidadãos competentes, conscientes e capacitados para planejar, elaborar, orientar e supervisionar as atividades na área tecnológica de processamento de alimentos, desenvolvendo sua capacidade empreendedora para aprimorar e difundir tecnologias atendendo às demandas do mercado e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Entre as possibilidades de atuação, estão indústrias alimentícias; indústrias de aproveitamento de resíduos; empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa; laboratórios de análises de alimentos; consultoria técnica em empresas do ramo alimentício.
Um edital de seleção será lançado assim que for determinada a forma de ingresso e será publicado no endereço eletrônico do Campus: www.sertao.ifrs.edu.br. As aulas terão início no primeiro semestre de 2011. O curso terá duração de três anos, mais estágio.
Unidade urbana do instituto sediará cursos que não são da área agrícola e zootécnica. Área total a ser construída é de 3,3 mil metros quadrados.
Está autorizado o início do processo licitatório para a construção da unidade urbana do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Sertão. A diretora-geral do campus, Viviane Silva Ramos, já tem a Certidão de Disponibilidade Orçamentária no valor de R$ 3.628.681 para a construção do novo prédio. Ela esteve no Ministério da Educação acompanhada da reitora Claudia Schiedeck de Souza para solicitar o documento.A certidão autoriza a abertura do processo licitatório, que deve ser realizado ainda em 2010. O edital será publicado até a próxima semana. Com a conclusão da licitação em 2010, a obra tem previsão de início em 2011. “O documento que precisávamos para realizar o processo licitatório está garantido, mas ficamos apreensivos por 2010 ser um ano de eleições. Teremos um novo presidente em 2011 e, apesar de termos em mãos esta Certidão de Disponibilidade Orçamentária, qualquer mudança na política educacional, poderá influenciar na liberação dos recursos”, pondera a diretora.O projeto arquitetônico e de engenharia, feitos pela equipe de engenharia contratada pelo campus, já está concluído e o terreno doado pelo município está sem entulhos, pronto para receber a terraplanagem. A área fica localizada onde funcionava a Secretaria Municipal de Obras. Na unidade urbana, funcionarão os cursos que não são da área agrícola e zootécnica. A área total a ser construída é de 3.340,42 m².
Novo curso superiorNo próximo ano também será oferecido um novo curso de nível superior no campus: Tecnologia em Alimentos. O curso obteve a aprovação do Conselho Superior do IFRS no dia 26 de outubro de 2010. Serão disponibilizadas 30 vagas. O curso funcionará no período noturno. O ingresso é anual. Ao menos parte das vagas será preenchida através da utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A realização de um processo seletivo específico também não está descartada.O curso formará profissionais e cidadãos competentes, conscientes e capacitados para planejar, elaborar, orientar e supervisionar as atividades na área tecnológica de processamento de alimentos, desenvolvendo sua capacidade empreendedora para aprimorar e difundir tecnologias atendendo às demandas do mercado e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Entre as possibilidades de atuação, estão indústrias alimentícias; indústrias de aproveitamento de resíduos; empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa; laboratórios de análises de alimentos; consultoria técnica em empresas do ramo alimentício.Um edital de seleção será lançado assim que for determinada a forma de ingresso e será publicado no endereço eletrônico do Campus: www.sertao.ifrs.edu.br. As aulas terão início no primeiro semestre de 2011. O curso terá duração de três anos, mais estágio.