O Setor de Atenção ao Estudante da Universidade de Passo Fundo (SAEs/UPF) está oferecendo o Programa Vestibular Acessível, com opções diferenciadas para pessoas com deficiência interessadas em participar do processo seletivo 2011/1, que acontece em 27 de novembro, na estrutura multicampi. Pelo programa, são desenvolvidas ações que afirmam as políticas de acessibilidade e a efetiva garantia de direitos das pessoas com deficiência desde seu ingresso na instituição.
Neste vestibular estão são oferecidas as seguintes possibilidades: tradução e interpretação da prova na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos surdos; prova em Braile ou Ledor, para candidatos cegos; prova ampliada para candidatos com Baixa Visão; transcrição da prova para candidatos que estiverem impossibilitados de escrever; e apoio no deslocamento para candidatos com deficiência visual, física e ou mobilidade restrita.
Para que a UPF possa garantir a acessibilidade efetiva no dia do Vestibular, é necessário informar, no momento da inscrição, qual o serviço que os candidatos necessitam. Para tanto, há um campo no registro de inscrição que solicita resposta à pergunta “Você possui necessidades especiais?”.
A equipe multiprofissional do SAEs conta com psicopedagogos, tradutores/intérpretes de Libras, ledores, transcritores, guias, especialistas em mobilidade e tecnologia assistiva.
Os interessados em concorrer às vagas deste vestibular de Verão podem se inscrever até 22 de novembro pelo site http://vestibular.upf.br. No momento da inscrição, o candidato portador de deficiência deve assinalar sua respectiva necessidade para realização da prova.
Informações
Os cursos oferecidos e todos os detalhes do Vestibular de Verão 2011/1 da UPF podem ser conferidos no site http://vestibular.upf.br ou pelo Disque-Vestibular: 0800 701 8220.
UPF terá vestibular acessível
· 1 min de leitura