A Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo realizou hoje, dia 04, a escolta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A escolta da PRF foi uma solicitação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), visando a necessária segurança no transporte dos cadernos de provas do ENEM 2010, efetuado por veículos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, devido ao caráter sigiloso das mesmas, a fim de coibir quaisquer práticas que atentem contra a integridade dos malotes durante o transporte rodoviário.
No ano passado, a aplicação das provas do ENEM teve que ser adiada, devido a denúncia de vazamento dos cadernos, depois que uma cópia foi oferecida a um jornalista do jornal O Estado de São Paulo.
As dez caixas, contendo as provas que serão aplicadas aos alunos egressos do ensino médio da região, estavam guardadas pelo 29º Grupo de Artilhariado Exército, na cidade de Cruz Alta e foram transportadas de caminhão até o 3º RPMON, em Passo Fundo, onde ficarão guardadas até os dias 6 e 7, quando serão aplicadas. Segundo o INEP, em todo o Brasil, cerca de 4,6 milhões de estudantes devem participar do ENEM 2010.