O que fazer com as pilhas e baterias depois de utilizadas? O destino final destes materiais ainda é uma incógnita para muitas pessoas e a falta de informação por parte da população faz com que a maioria destes materiais sejam jogados em lixos comuns, indo parar em aterros sanitários ou lixões a céu aberto.
Apesar da aparência inocente, as pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental. A forma como são eliminadas e o consequente vazamento de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos de água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna.
Foi pensando em minimizar estes problemas e dar um destino correto às pilhas e baterias utilizadas por toda a população brasileira que o Conselho Nacional do Meio Ambiente-Conama, elaborou a resolução nº 401, de 04/11/2008, que determina que as pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessários ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado.
Atendendo essa resolução e percebendo o problema que o não recolhimento dessas materiais causa ao meio ambiente, os Supermercados Cotrijal, a partir desta quinta-feira (4), estão recebendo pilhas e baterias descarregadas. O gerente dos supermercados, Arthur Ribeiro Sobrinho, alerta que os clientes e associados que tiverem comprado pilhas e baterias nos supermercados da cooperativa podem e devem procurar os estabelecimentos para realizar a entrega. "Estamos recebendo apenas aquelas pilhas e baterias que foram compradas nos nossos supermercados. As demais devem ser entregues onde foram adquiridas. Hoje estamos disponibilizando um local específico para que essas pilhas ou baterias possam ser deixadas pelos clientes", explica Sobrinho, chamando a atenção para as questões ambientais e a importância desse material ser reciclado de uma forma correta. "Assim estamos ajudando o meio ambiente, já que essas pilhas não ficarão jogadas em um lugar qualquer".
Os Supermercados da Cotrijal localizados nos municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto, Tio Hugo, Lagoa dos Três Cantos e Colorado já estão orientados em receber as pilhas e baterias dos consumidores.
Cotrijal recolhe pilhas em seus supermercados
· 1 min de leitura